Sujeito Poetico
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
1. As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra
Resumo O texto propõe uma linha de comunicação entre a poesia de Adélia Prado, a partir de Bagagem (1976), e a de Maria Lúcia Dal Farra e seu Livro de auras (1994). A intenção radica em observar como os modos de suas respectivas estratégias discursivas, além de revitalizar o código poético local, sugerem mudanças no estatuto da condição histór
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
-
2. A dignidade e o ridículo da poesia: autoria, história e destinação em Le Spleen de Paris
Resumo Leituras tradicionais de textos de Le Spleen de Paris, como as de Jean Starobinski e Walter Benjamin, dão destaque para a figura do bufão e para a atitude burlesca. Nessas análises, os poemas em prosa baudelairianos são vistos como testemunhos travestidos de uma experiência biográfica e histórica. O presente artigo procura apontar os inconvenie
Alea. Publicado em: 29/07/2019
-
3. Inventário poético: anotações sobre os resíduos do humano na literatura
Resumo Este ensaio pretende dissertar sobre o texto de ficção eletrônica de Richard Holeton - Frequently Asked Questions About “Hypertext” - publicado por N. Katherine Hayles na Eletronic Literature Collection (vol. 1, 2006), obra que fornece um rico material para considerações “pós-humanistas” sobre o futuro da poesia como um locus privilegiad
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-08
-
4. A escala e a medida. A criação de ponto de vista em dois poemas de Prosas seguidas de Odes mínimas, de José Paulo Paes
Resumo: A crítica de José Paulo Paes reconheceu-lhe um caráter minimalista. Este artigo busca na noção de aspecto os instrumentos para a explicitação dessa percepção. Para além da constatação do tamanho dos poemas e versos, o conteúdo também constrói um universo minimalista. Ao imprimir recortes e saliências, o aspecto instaura um sujeito obs
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
5. Johann Mattheson e o ideal do Músico Perfeito
Resumo: O Der Vollkommene Capellmeister ("O mestre-de-capela Perfeito") é o último escrito musical de Johann Mattheson (1671-1764) e, sem dúvida, sua obra mais ambiciosa. Ela representa o mais importante dos escritos pertencentes ao gênero de preceptivas musicais conhecidas como Musica Poetica - um conjunto de tratados surgidos entre os sécs. XVI e XVII
Per musi. Publicado em: 2016-12
-
6. Situação de "Sítio"
No panorama recente da poesia brasileira surpeendeu o aparecimento, em 2001, do poema "Sítio", de Claudia Roquette-Pinto, poeta até então tida como intimista, metaforizante, trancada no seu mundo privado e burguês. O foco desta análise crítica é discutir como foi possível à autora formular nesse poema um estudo sobre o medo e a violência, sem abrir
Estud. av.. Publicado em: 2015-08
-
7. O espaço urbano como construção poética do sujeito
Este é um estudo crítico-analítico acerca de alguns poemas do poeta brasileiro Fábio Weintraub em termos da construção do espaço da poesia como um olhar crítico e poético do sujeito. O aspecto lírico do trabalho do poeta é objetivo e sensível ao dirigir-se às cenas urbanas nas quais os objetos desempenham um papel como imagens de um cotidiano da
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
-
8. O poeta-espião: a antilírica de Sebastião Uchoa Leite
Paulo Andrade analisa nesta obra os procedimentos técnicos, temas e motivos construídos pelo poeta Sebastião Uchoa Leite para refletir sobre seu projeto poético e seu sujeito lírico. O estudo focaliza uma produção poética submetida a certa tensão, por desvios e aproximações, tanto com a tradição moderna quanto com as propostas modernistas, o que impossibilita demarcar limites para classificá-la. O grande mérito do autor é precisamente situar a obra de Uchoa nesse contexto específico. Andrade mostra que Uchoa não concebe o modernismo como força propulsora, mas como forma. O poeta não descarta as conquistas de 1922 e das décadas seguintes, no entanto, empenha-se em transgredi-las, contaminando-as com referências de toda ordem, seja da alta cultura, seja de elementos líricos retomados de tradições mais antigas, como a obra de François Villon, seja da cultura de massa ou de linguagens as mais diversas. Adepto do modernismo, Uchoa centra-se no contexto de seu tempo, e utiliza-se de uma linguagem concisa para expressar as preocupações em relação à cultura contemporânea. A análise de Andrade traz à tona um poeta que alia pensamento e poesia e, fortemente crítico à realidade, coloca-se em permanente desconfiança em relação ao mundo, ao outro e a si próprio. No percurso o estudo também aborda outros temas e procedimentos afins para articular a questão central, como o humor, a ironia, a autoironia e a difícil relação entre a retomada e a transgressão de certa tradição moderna, que faz de Uchoa um herdeiro singular de Paul Valéry, T. S. Eliot, João Cabral, Carlos Drummond, Manuel Bandeira e dos poetas concretistas.
Autor(es): Andrade, Paulo
Editora UNESP. Publicado em: 2014
-
9. Uma realidade que ficcionalizou a si mesma: história e subjetividade em Vento sul, de Vilma Arêas
O artigo busca compreender como se dá a representação da realidade no livro Vento sul, de Vilma Arêas, a partir da indagação de procedimentos simétricos opostos de composição nele radicalizados: a desliterarização e o artifício poético-literário. Trata-se de apreender o teor da história e do sujeito que o livro configura, e de refletir sobre u
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-12
-
10. ELEFANTE DE FRANCISCO ALVIM: QUAL O REAL DA POESIA? / ELEFANTE DE FRANCISCO ALVIM: QUAL O REAL DA POESIA?
O presente trabalho apresenta uma proposta analítica do livro Elefante (2000), do poeta brasileiro Francisco Alvim. Para tanto, fez-se necessário recuperar de forma crítica uma vertente da tradição da moderna poesia ocidental sobretudo em termos de como esta delineou historicamente sua problemática para daí dimensionar o conflito específico brasileir
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
-
11. Nos arredores da Casa do sol: as imagens espaciais no imaginário hilstiano
Hilda Hilst (1930-2004) produziu uma poesia prenhe de imagens, símbolos e arquétipos. Diante disso, este estudo investiga as imagens relacionadas ao espaço. Há uma relação profícua entre o espaço e a construção da lírica hilstiana. Podemos mencionar a relação da escritora com sua Casa do Sol, construída a partir do desejo de uma dedicação int
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
-
12. Poesia e modernismo: pré-lógica, formal, dialética e pós-lógica
Pensar a poesia modernista hoje pressupõe retornar ao poético após a finitude do moderno e conceituá-lo não só em termos estéticos autônomos, mas como uma dimensão contingente da linguagem onde atuam, em fusão, tanto o estético quanto o estésico. Poder-se-iam reconhecer, assim, quatro momentos. O momento pré-lógico, o momento formal, o momento
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2012-09