A dignidade e o ridículo da poesia: autoria, história e destinação em Le Spleen de Paris
AUTOR(ES)
Siscar, Marcos
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/07/2019
RESUMO
Resumo Leituras tradicionais de textos de Le Spleen de Paris, como as de Jean Starobinski e Walter Benjamin, dão destaque para a figura do bufão e para a atitude burlesca. Nessas análises, os poemas em prosa baudelairianos são vistos como testemunhos travestidos de uma experiência biográfica e histórica. O presente artigo procura apontar os inconvenientes da associação mecânica entre autor histórico e sujeito poético, colocando em primeiro plano elementos da obra de Baudelaire que levariam a considerar de outro modo a ideia do “declínio” do gênero poético.Abstract Traditional readings ofLe Spleen de Paris, as those made by Jean Starobinski and Walter Benjamin, highlight the figure of the buffoon and the burlesque attitude. In these analysis, Baudelaire’s prose poems are considered as disguised testimonies of a biographical and historical experience. This paper aims to point out the inconvenience of an automatic association between the poet himself and the poetical subject, emphasizing aspects of Baudelaire’s writing which would lead us to consider otherwise the idea of the “decline” of poetry.
Documentos Relacionados
- Le Spleen de Paris: 150 anos
- Da história econômica à poesia: um conjunto diverso, plural e instigante
- A AUTORIA, O DISPOSITIVO E A ÉTICA: OS LIMITES DA (DES)SUBJETIVAÇÃO NA ESCRITA
- RITMO E POESIA: A LÍRICA DA PERIFERIA URBANA
- Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana