Sinais E Simbolos Na Comunicacao Visual
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1. Vestir-para-ser e o consumo dos símbolos da imagem de marca pela comunicação visual da moda
O objetivo deste trabalho é refletir sobre como as preferências estéticas podem ser consideradas os principais meios de afirmação da personalidade quando associados ao fato de que a moda atua como elemento visual e simbólico e como produtora do desejo de vestir-para-ser. A analogia toma emprestados os termos da expressão ter-para-ser, comumente vi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
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2. Infográficos: habilidade na leitura do gênero por alunos de ensino médio e ensino superior
A crescente presença da imagem na mídia nos despertou o interesse pela infografia, objeto de nosso estudo. Por percebermos a carência de estudos do gênero textual em questão na área da linguística, utilizamos como apoio alguns autores da comunicação social. Dessa forma, observamos que seria viável e interessante contribuirmos para o estudo sobre a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/01/2010
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3. A leitura de infográficos da Revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão
O infográfico é um gênero jornalístico muito utilizado pela imprensa nas mídias convencionais e digitais. A falta de pesquisa a respeito desses textos na linguística de gêneros e do texto e, consequentemente, sua inexpressiva presença nos livros didáticos de Língua Portuguesa nos motivou a estudá-lo. Nosso objetivo foi verificar as regularidades e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2009
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4. Aspectos semióticos e lexicogramaticais de peças publicitárias: a construção de uma leitura multimodal
No contexto acadêmico nacional tem havido um interesse crescente por trabalhos integrando estudos sobre os textos multimodais devido às efetivas transformações da paisagem semiótica da comunicação visual. Essas transformações têm produzido efeitos na forma e nas características dessa nova escrita, em que diversos modos semióticos são usados na e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2009
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5. A referenciação metalinguística nas inter@ções mediadas pelo computador
O computador e a internet fazem parte das novas tecnologias presentes na sociedade e colocam alguns questionamentos: como essas tecnologias influenciam a comunicação humana? Até que ponto a comunicação mediada pelo computador se difere da interlocução face a face e da interação mediada pelo texto impresso? As inovações tecnológicas trouxeram em s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2009
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6. Text not informed by the author. / O papel da atenção humana na comunicação cão-ser humano por meio de um teclado
O estudo da comunicação animal-ser humano mediada por signos arbitrários concentrou-se tradicionalmente em chimpanzés, bonobos, golfinhos e papagaios. O cão doméstico (Canis familiaris), na medida em que adaptado pela domesticação à interação com o ser humano, constitui um modelo interessante para a análise dos processos de comunicação interesp
Publicado em: 2009
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7. A comunhão do opaco:: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro
A tese A comunhão do opaco: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro investiga a arte e o ensino do escultor Amilcar de Castro a partir da forma do silêncio, nome que o escultor dá a sua escultura, e de seus textos poéticos, no litoral entre os campos do significante e o real insondável da substância-ferro e do artista, investigação esta apoi
Publicado em: 2008
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8. Gráfico Ambiental: típicos e tópicos
O aparecimento do Gráfico Ambiental no contexto urbano é um fenômeno cuja ocorrência é cada vez mais notada. Uma vez conceitualmente desgarrado da Comunicação Visual, adquire consistente evidência em suas manifestações, o que lhe permite idealizar um comportamento independente até alcançar um modo próprio de operar. O acesso às estratégias con
Publicado em: 2007
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9. Analisando significados de capas da revista Raça Brasil: um estudo de caso à luz da semiótica social
No contexto brasileiro, tem havido um crescente interesse pelo uso do arcabouço descritivo da gramática do design visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 1996) como método de análise eficaz para uma abordagem semiótica social, especialmente quando se trata de sua conjugação com o instrumental da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) (BIA
Publicado em: 2007
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10. Wor(l)d of Art: Inscriptions of the Page, obscure Poetry in Conceptualism
In the 60s and 70s, Conceptual Art emerged as ground-breaking tendency when making of verbal language one of its most sigfnificant instruments of creation. Taken off the intimacy of paper, words were put in evidence shaking artistic categories with works that stood between images and letters. In an environment of de-mythification of the imagetic value, Conce
Publicado em: 2007