Simulacro
Mostrando 25-36 de 105 artigos, teses e dissertações.
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25. Destinos do método clínico na contemporaneidade
O método experimental como garantia de cientificidade é abordado, assim como seu peso e idealização na ideologia cientificista atual. Destaca-se que o método clínico se distingue epistemologicamente do método experimental, e que a ambição de considerá-lo como ciência é equivocada. A psicanálise é tomada como um exemplo, visto que as tentativas
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2012-09
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26. Homo sapiens, Homo demens e Homo degradandis: a psiquê humana e a crise ambiental
Este artigo discute a crise ambiental por meio de um diálogo entre a psicanálise, filosofia e ciências sociais. Busca-se introduzir um eixo comum de compreensão das relações entre a psiquê e a natureza, a partir de um texto reflexivo sobre a natureza humana, sua complexidade e suas sociopatias. A crise socioambiental em que vivemos é tratada a partir
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2012-04
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27. Uso da corrente catódica de alta voltagem sobre a dor em compressão nervosa experimental
OBJETIVO: Avaliar o efeito da corrente catódica de alta voltagem sobre a dor em um modelo experimental de ciatalgia. MÉTODOS: Foram utilizados 16 ratos Wistar, machos, submetidos a um modelo de ciatalgia experimental no membro pélvico direito. Os sujeitos foram divididos em grupo simulacro (GS) e grupo tratado com corrente catódica (GP-) por 20 min diár
Revista Brasileira de Reumatologia. Publicado em: 2012-04
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28. A geopolítica do desenvolvimento sustentável : um estudo sobre a Conferência do Rio de Janeiro (Rio-92) / The geopolitics of the sustainable development : a study on the Conference of Rio de Janeiro (Rio-92)
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992, foi o evento da ONU responsável pela celebração da concepção do desenvolvimento sustentável em escala global. Esta concepção, desde sua origem no "Nosso Futuro Comum", vem sendo apresentada como um receituário "inconteste" p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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29. Migração conceitual entre Sistemas de Recuperação da Informação e Ciências Cognitivas: uma análise discursiva
Esta tese investiga a migração de conceitos entre as áreas de Sistemas de Recuperação da Informação e Ciências Cognitivas, no âmbito da Ciência da Informação, partindo da hipótese de que a migração conceitual entre as ciências é realizada sob a égide de diversas formações discursivas e ideológicas que se imbricam para estruturar o concei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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30. O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Fala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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31. Deleuze e a reversão do platonismo: ressonâncias estéticas e políticas no conceito de simulacro / Deleuze and the reversal of Platonism: aesthetic and political resonances in the concept of sham
Esta dissertação tem por objetivo apresentar estudo acerca do movimento da reversão do platonismo efetuada pelo filósofo francês Gilles Deleuze; mais especificamente sobre as ressonâncias estéticas e políticas do simulacro. Por um lado, buscaremos investigar o caráter das forças e vontades que substanciam a dialética platônica, para assim explici
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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32. O augúrio no livro II da Eneida: a destruição de Troia e o destino de Eneias
O objetivo deste trabalho é estudar o augúrio no Livro II da Eneida de Virgílio, poema épico de maior importância da literatura latina. O foco deste estudo se encontra especificamente nos augúrios que se apresentam a Eneias através do sonho com Heitor, do discurso de Panto, da advertência de Vênus, dos presságios de Júpiter e do simulacro de Creú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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33. Pausa, Presença, Público: da Dança- Teatro à Performance-Oficina
RESUMO O texto discute a tendência à paragem ou pausa dinâmica na cena contemporânea como uma busca por sintonia somática, numa atitude de contracultura e transformação. Em meio ao império do signo e do simulacro, a paragem ativa o fluxo interno e as conexões coletivas rumo à presença e inte(g)ração criativa com o meio. A partir de uma revisão
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
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34. Uma substituição luminosa: tributação e reforma do Antigo Regime português em D. Rodrigo de Souza Coutinho ao final do século XVIII
A fiscalidade constituiria um dos principais eixos do reformismo ilustrado português ao final do século XVIII. Os escritos do estadista D. Rodrigo de Souza Coutinho (1755-1812) apresentam um conjunto rico das ideias de tributação a estabelecerem novas bases de legitimidade para a extração fiscal do excedente econômico dos vassalos reinóis e americano
Nova Economia. Publicado em: 2011-04
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35. A crítica deleuziana ao primado da identidade em Aristóteles e em Platão
seguindo a linha interpretativa de Deleuze, em Diferença e repetição, o artigo apresenta como, em Aristóteles e em Platão, a diferença é definida desde a primazia da identidade e como Deleuze rompe com ela, ao definir a diferença em si mesma. A filosofia da diferença deleuziana se compõe a partir da apreensão da diferença como virtualidade positi
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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36. (Des-) dobramentos sobre o corpo
Esta pesquisa aborda a minha produção plástica, desenvolvida entre 1997 e 2006 através da articulação de conteúdos próprios do fazer e de face poética. O corpo humano como referente primeiro foi quem apontou as diretrizes conceituais para obra, visto que foi entendido inicialmente como corpo orgânico e depois como simulacro e potência erótica. Me
Publicado em: 2010