(Des-) dobramentos sobre o corpo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta pesquisa aborda a minha produção plástica, desenvolvida entre 1997 e 2006 através da articulação de conteúdos próprios do fazer e de face poética. O corpo humano como referente primeiro foi quem apontou as diretrizes conceituais para obra, visto que foi entendido inicialmente como corpo orgânico e depois como simulacro e potência erótica. Mediante as técnicas de gravura e desenho, o conceito de corpo orgânico assumiu dimensões artísticas, desdobrando-se em: forma anatômica, matéria orgânica e superfície. Já para a problematização do corpo como simulacro e como corpo erótico utilizei como recurso o meio fotográfico e o programa de manipulação de imagens Photoshop. Como principais interlocuções teóricas encontram-se Deleuze e sua investigação acerca das noções de dobra, sensação e simulacro; Bataille e seu tratado sobre os conceitos de erotismo e informe e a reflexão de Freud acerca do estranho (unheimliche). Neste trabalho dissertativo reconheci proximidades - ora no nível formal ou de feitura das obras ora em nível conceitual - entre a minha produção e a de artistas como: Leonardo Da Vinci, Adriana Varejão, Vera C. Barcellos, Irving Penn, Nobuyoshi Araki, Henri Maccheroni e Hans Bellmer

ASSUNTO(S)

arte corpo artes corpo humano artes drawing photography desenho body art fotografia

Documentos Relacionados