Severo Sarduy
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre Atlântico e Mediterrâneo: a cidade de Tanger como movimento e as paisagens da teoria
RESUMO Tânger é uma cidade que se pode considerar tanto como movimento como em movimento. Situada na intersecção de rotas, é um lugar de trânsito. Mas, como nenhuma outra cidade nas encruzilhadas de movimentos transcontinentais atuais e passados, Tânger se transformou em símbolo do movimento em si: do trânsito do conhecimento e sua vetorialidade. Em
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2021-04
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2. O travestimento do corpo e da escritura em Severo Sarduy
Resumo Este trabalho se propõe a realizar uma breve análise do romance Cobra, de Severo Sarduy, buscando examinar a existência de uma prática barroca nessas escrituras, seguindo a vertente neobarroca, responsável pela revitalização de traços do barroco na contemporaneidade. A expressão da anamorfose, uma rubrica das artes plásticas, deverá ser ass
Alea. Publicado em: 2017-04
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3. La piel em espera: el porvenir del cuerpo de Severo Sarduy
Resumo Este artigo propõe uma primeira leitura do arquivo familiar de Severo Sarduy. Adquirido pela Universidade de Princeton no fim de 2014, o arquivo conta com aproximadamente 1000 cartas dirigidas a sua família desde 1959, ano em que o escritor sai de Cuba. A partir daquilo que leio como um espetáculo somático, no qual Sarduy narra as mudanças que se
Alea. Publicado em: 2017-04
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4. Cartas de Severo
Resumen Visión panorámica de la correspondencia de veinticuatro años entre Roberto González Echevarría y Severo Sarduy, que analiza la relación del escritor cubano con el grupo Tel Quel y la Literatura Latinoamericana. Se concluye que Sarduy, aunque influido al principio por la teoría francesa, fue derivando hacia temas latinoamericanos, específicame
Alea. Publicado em: 2017-04
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5. Severo Sarduy, el neobarroco y las políticas de la literatura
Resumo Neste trabalho analiso as relações entre política e literatura desenvolvidas por Severo Sarduy ao longo de sua carreira. O ponto de partida é o lugar problemático que ocupou como exilado cubano e como escritor que orientou sua obra para uma nova forma de revolução. O trabalho tem duas finalidades centrais. Em primeiro lugar, pretende-se descrev
Alea. Publicado em: 2017-04
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6. Dificuldade de narrar: a prosa ficcional de Severo Sarduy
Resumo Neste artigo, analiso a obra ficcional de Severo Sarduy, indicando nela a produtividade da tensão entre linguagem, desejo e comunidade para se discutir, numa perspectiva oblíqua, o caráter político do discurso literário neobarroco na América Latina. Ao analisar os textos narrativos, busco problematizar a abordagem formalista do literário, evide
Alea. Publicado em: 2017-04
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7. Una cronología
Alea. Publicado em: 2017-04
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8. Carta a Jorge Schwartz
Alea. Publicado em: 2017-04
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9. Severo Sarduy: um lugar entre nós
Alea. Publicado em: 2017-04
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10. Severo Sarduy: teoría y práctica de un teatro de la estética
Resumo Tomando como ponto de partida uma cena tardia (e em vários sentidos, de retorno simbólico à origem) da vida de Severo Sarduy, o artigo se propõe caracterizar a relação de resistência do autor com seu presente de inicios dos anos 90, projeta-a ao nosso e ler nesse ponto, ao mesmo tempo, uma forma de assunção dos paradoxos do moderno - abertura
Alea. Publicado em: 2017-04
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11. Sarduy, prisioneiro de Saint-Germain-des-Prés
Resumen En este trabajo, traducido por primera vez al portugués, escrito en 1999 e incluido en el libro El pase del testigo (2001), Edgardo Cozarinsky realiza una lectura crítica de la situación de Severo Sarduy en Francia desde una perspectiva que sólo él, como testigo privilegiado de esa experiencia o incluso como confesor, puede ofrecer. El objeto de
Alea. Publicado em: 2017-04
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12. Sarduy na geena. As Patatautologías
Resumo Severo Sarduy escreveu uma resenha, “Sobre o inferno”, em 1956. É um resumo de O inferno de Michel Carrouges. Carrouges tinha já escrito uma obra sobre as máquinas celibatárias de Duchamp, destacando a estranha similaridade entre O Grande Vidro e as máquinas punitivas de Kafka. Muito depois, Deleuze e Guattari argumentariam que o sujeito (que
Alea. Publicado em: 2017-04