Sentimento Tragico
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1. O sentimento trágico do século XIX
Resumo:Texto publicado no anuário carioca Almanaque Garnier, em 1904. Nele Araripe Júnior procura abordar o sentimento trágico do século XIX; para tanto, parte do primeiro livro do jovem Nietzsche, A origem da tragédia. O autor sustenta que o sentimento trágico encontrado na obra do jovem Nietzsche não corresponde ao sentimento trágico grego, mas ao
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-06
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2. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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3. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, Allegro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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4. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
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5. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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6. O Cabeleira entre a tradição e o cientificismo: a construção do herói sertanejo e o projeto educacional de Franklin Távora / O Cabeleira between tradition and science: the construction of the inland hero and the educational project of Franklin Távora
O trabalho tem por objetivo examinar a obra O Cabeleira, de Franklin Távora, como romancechave para se compreender uma parte do longo processo de formação de uma identidade nacional por meio da literatura, desenvolvido durante a segunda metade do século XIX. Também busca salientar a perpetuação e atualização de substratos da herança medieval portug
Publicado em: 2007
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7. Representações do dionisíaco e do trágico na poesia de Manuel Bandeira
Este trabalho estuda as representações do mito de Dioniso e do sentimento trágico na obra poética de Manuel Bandeira. Além dos poemas, os escritos em prosa também são estudados, dada a coerência interna que caracteriza toda a obra bandeiriana. O objetivo da dissertação é apontar a formação de novos sentidos do dionisíaco e do trágico neste poe
Publicado em: 2006
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8. Fragmentos de um discurso absurdo: o diálogo entre Esperando Godot, de Samuel Beckett, e Sarapalha, de João Guimarães Rosa
A presente dissertação tem por objetivo promover um estudo comparado entre dois textos distintos. O ponto de partida deste trabalho é o conto "Sarapalha", presente no livro Sagarana (1946), de João Guimarães Rosa. Trata-se da estória de dois primos maleitosos, Ribeiro e Argemiro, que aguardam diariamente a chegada da febre. Toda a ação se desenvolve
Publicado em: 2005