Russian Culture
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. Teoria russa e semiótica da cultura: história e perspectivas
RESUMO A Escola de Tártu-Moscou aceitou, como atitude profissional, reconstruir a tradição e ligar-se com as realizações - esquecidas ou reprimidas cultural e cientificamente - das primeiras décadas do séc. XX. Uma missão de Lotman como um de seus líderes foi conhecer e mediar a herança esquecida. Na situação de censura muitos contatos entre Lotm
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 14/11/2019
-
2. A linguagem da Escola Semiótica de Tártu-Moscou e as traduções de Iúri Lotman no Brasil
RESUMO O uso de linguagem codificada e esópica nos trabalhos dos semioticistas que integraram a Escola Semiótica de Tártu-Mosou foi motivado pelo desejo de serem compreendidos pelo círculo e não compreendidos por possíveis intrusos indesejáveis dos órgãos de controle soviéticos. Um dos termos centrais utilizados pela Escola - os “sistemas modeliz
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 14/11/2019
-
3. Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas
Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diant
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 14/11/2019
-
4. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentaçõ
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
5. Alguns aspectos da semiótica da cultura de Iúri Lótman / Some aspects of Yuri Lotman\ s semiotics of culture
O presente trabalho tem por objetivo a análise da evolução da semiótica da cultura na obra de estudioso da cultura e literatura, crítico e filósofo russo Iúri Lótman por meio de traduções e dos comentários concernentes aos seus ensaios, escritos em diferentes épocas e dedicados aos principais conceitos da semiótica da cultura, tais como o fenôm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
-
6. Simbologia do caos em O diabo mesquinho de Fiódor Sologub / Symbol of chaos in the petty demon by Fiódor Sologub
The research aims at analysing The Petty Demon (1892-1902), a key novel by Fiódor Sologub (1863-1927) who is one of the best known writers of the Russian symbolism. The importance of this novel is well established for Russian and world literature, and this research thesis was the first academic study on the author in Brazil. The analysis followed two main d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2011
-
7. Os textos de Moscou e São Peterburgo como reflexo da identidade nacional russa / The Moscow and St. Petersburg texts as a reflection of Russian national identity
A tese tem como objetivo o estudo do texto da cidade de Moscou, sua análise comparativa e diálogo com o texto de São Petersburgo, bem como a importância de ambos os textos no processo de formação de identidade cultural russa. A metodologia da pesquisa baseia-se no conceito de texto urbano elaborado por destacados estudiosos da escola semiótica de Tár
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
-
8. The dawn of paraconsistency: Russia's logical thought in the turn of XX century
The paper deals with the factors which enabled N. A. Vasiliev to put forward in 1910 - 12 the idea of logics free of the laws of contradiction and excluded middle, the idea of metalogic and to construct his imaginary logic as novel non-classical system. It is shown that background of Vasiliev's ideas lies deeply in Russia's culture and particular approach to
Manuscrito. Publicado em: 2011-06
-
9. Nabokovs russian face: poetics and translation / A face russa de Nabokóv: poética e tradução
Embora o nome Nabókov remeta tão-somente a escritor norte-americano, criador de Lolita, raro se lembra de sua origem russa. Nem os leitores, nem a crítica literária brasileira associam Nabókov à literatura russa, apesar de ter-se consagrado primeiramente como autor russo e por mais de 20 anos ter escrito nessa língua, com a qual ele se identifica tant
Publicado em: 2010
-
10. Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural / Emotions and experiences in Vygotsky: research for a historical-cultural perspective
The theoretical research reported in this Phd thesis aimed: 1) to examine the concepts of emotions and experiences in the production of Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), xraying their composition and epistemological genesis from 1916 to 1934, and 2) to discuss the formation of a historical-cultural perspective about these concepts. For this, it fell back
Publicado em: 2009
-
11. Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
The analysis of this work seeks to investigate the meaning of the laughter in the paraibano writer Ariano Suassunas armorial theater. The study departs, firstly, from an argumentation which centers its content in the theory of the many theoreticians of the question: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. The essence of the laughter in Suassun
Publicado em: 2008
-
12. Obra aberta : teoria da vanguarda literaria nas obras teorico-criticas de Umberto Eco / Open work: theory of literary avant-garde in the theoretical works of Umberto Eco
This dissertation deals with the concepts of open work, avant-garde and kitsch present in the theoretical and critical works of the Italian semiologist Umberto Eco, in order to observe how the concept of open work sheds light upon and founds a dialectic between norm and invention in the field of the arts, and between avant-garde and kitsch in the contemporar
Publicado em: 2006