Repertorio Sonoro
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação
RESUMOGOMES, Érica Dias. Ensaios sobre música e construções contemporâneas: compreensão musical por meio da apreciação. 2014. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2014.A presente pesquisa buscou refletir sobre a compreensão de músicas contemporâneas em processos educacionai
Publicado em: 27/05/2015
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2. O som ouvido visto e sentido: o repertório sonoro da cena teatral e a dramaturgia sonora dos espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi
This dissertation presents an analysis regarding the sonorous repertoire within the theater ambit and how it can become the conductor in a dramaturgy. This analysis runs through the importance and functions of the sound repertoire in the theatrical ambit as well as other aspects of the subject. The explanation on the subject is discussed from a study about t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
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3. Doce som urbano : o triângulo e as territorializações dos vendedores de chegadinho em Fortaleza
Este estudo propõe que nos debrucemos sobre o ambiente sonoro da cidade, a fim de investigar o que dele pode emergir, que seja chave para a compreensão da sociabilidade contemporânea em aglomerados urbanos. Investigamos o som como elemento central de um processo de territorialização, constituindo uma tática de apropriação do espaço público. O recor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes
A educação musical abrange atualmente espaços diversos, destaca-se para este trabalho a realidade da educação infantil, especificamente do professor especialista em música nesse universo. Assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar as concepções e práticas pedagógicas que caracterizam a atuação dos professores de música na educação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2011
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5. A importância dos quintetos de sopro de Anton Reicha no repertório camerístico dos trompistas : estudo analítico e interpretativo dos quintetos n. 1 opus 88 e n. 24 opus 100, à luz de seus tratados de harmonia, composição e melodia / The importance of the woodwind quintets by Anton Reicha in the Chamber Repertorie for french horn players
Verificando a importância dos Quintetos de Sopro de Anton Reicha, no repertório camerístico dos trompistas, esta pesquisa tem como finalidade apresentar um estudo analítico e interpretativo das obras "Quinteto em Mi bemol Maior opus 88 nº1" e "Quinteto em Si bemol Maior opus 100 nº 24", ambos para flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa, tendo como p
Publicado em: 2010
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6. Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica
O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica, tendo como unidade-caso a Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim. Enfocam-se os aspectos de sua prática musical e seu conteúdo sonoro musical, assim como os aspectos socioculturais envolvidos nessas práticas, percebendo a música como cultura e
Publicado em: 2010
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7. Planos sonoros: a experiência da simultaneidade na música do século XX / Sound Planes: the experience of simultaneity in 20th century music
Os objetivos desta tese de doutorado são: ampliar a compreensão da música contemporânea a partir do pensamento filosófico de Bergson, Bachelard e Messiaen sobre o tempo; discutir a expansão do conceito de ritmo no século XX; e aproximar do processo de composição musical a noção de plano das artes visuais. Dada a natureza específica da experiênci
Publicado em: 2009
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8. Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digita
Publicado em: 2009
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9. Um estudo de longa duração de um grupo costeiro de golfinhos Tursiops truncatus (Montagu, 1821) (Cetacea, Delphinidae) no sul do Brasil : aspectos de sua biologia e bioacústica
Um pequeno grupo de golfinhos Tursiops truncatus, presente na barra da laguna de Tramandaí, RS, vem sendo acompanhado desde 1996 quanto a seus padrões de ocorrência e associação. A partir de 2002, tal acompanhamento passou a incluir dados de bioacústica. Através da fotoidentificação, os indivíduos foram observados na área em todos os anos, o que p
Publicado em: 2009
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10. Percussão multipla mediada por processos tecnologicos / Multiple percussion mediated by technology
Este trabalho propõe uma reflexão teórica e um estudo prático sobre a interpretação dos instrumentos de percussão e mediação tecnológica. O texto tem por objetivo discutir o repertório e a postura interpretativa do músico, relacionando obras para instrumentos de percussão e interfaces tecnológicas. Há uma contextualização histórica dos proc
Publicado em: 2008
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11. Composition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic music / Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o proces
Publicado em: 2008
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12. O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas / The gesture as a formative principle in electroacoustic compositions
No contexto de produção musical eletroacústica, especialmente na versão acusmática, o gesto humano não irá desenvolver o seu papel primordial - o material utilizado, neste caso, não é mais obtido exclusivamente pela ação física de um agente que o produz. Nessa vertente, o discurso musical é construído a partir de sons e ruídos que não são ma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2007