ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/05/2015

RESUMO

RESUMOGOMES, Érica Dias. Ensaios sobre música e construções contemporâneas: compreensão musical por meio da apreciação. 2014. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2014.A presente pesquisa buscou refletir sobre a compreensão de músicas contemporâneas em processos educacionais coletivos por meio da apreciação musical. Para tanto, foi elaborado um planejamento pedagógico-musical com base na abordagem Apreciação Musical Expressiva – AME, tendo como referência o trabalho desenvolvido por Zuraida Bastião. Para a preparação a esta abordagem, foram inseridas vivências de grupo, baseadas em propostas de desenvolvimento da escuta do entorno sonoro, da associação de sons a movimentos, e também propostas que propiciassem maior integração entre os sujeitos da pesquisa. Para este fim, foram escolhidos como principais referências teóricas: Murray Schafer, John Paynter e Peter Aston e Bernadete Zagonel. O desenvolvimento das propostas levou em consideração os três princípios defendidos por Keith Swanwick para a educação musical. Foram selecionadas 21 músicas contemporâneas, que buscassem retratar os mais diversos contextos. A formação do “Grupo de vivências em apreciação musical” se deu no contexto de um projeto de extensão universitária na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, tendo em vista a maior flexibilidade proporcionada pelos processos educacionais não-formais. A pesquisa participante, de cunho qualitativo, teve influências da pesquisa-ação, pela forma de atuação do grupo, em relação à postura da pesquisadora, que teve também suporte teórico na ideia do “Mestre ignorante”, proposta por Jacques Rancière. O grupo, formado por cinco integrantes, todas ligadas à arte e à educação, entre estudantes e professoras, participou de cinco encontros e de atividades, nos quais foi desenvolvida a proposta pedagógico-musical. Para coletar as informações pertinentes à pesquisa, foram realizados: questionário diagnóstico aplicado ao grupo; anotações em diário de campo; gravações em audio e/ou vídeo das práticas e das discussões ao longo do processo; e entrevista final com o grupo. Para análise dos resultados, foram tomadas como base as ideias relacionadas à “intuição do instante”, de Gastón Bachelard, ao “mestre ignorante”, de Jacques Rancière, à cultura cyborg, de Bill Green e Chris Bigum, bem como as ideias sobre música contemporânea e sua escuta de José Miguel Wisnik. Por meio da análise destes, foi possível verificar o aumento de repertório do grupo, tanto em relação à diversidade musical proposta, como também às formas de se relacionar com a música. Todo o grupo ampliou suas formas de expressar respostas à escuta musical, e foi possível analisar várias caracerísticas do repertório musical utilizado por meio dos depoimentos e também das produções realizadas pelas participantes do grupo. É possível concluir que houve compreensão de características de algumas das músicas relativas: à utilização de técnicas, de materiais e de processos composicionais; a opções estéticas e a características do contexto de produção. Por fim, levantou-se a ideia de que a escuta pode produzir uma experiência que une a realidade social à ficcional, levando a diferentes contextos, por meio de deslocamentos transitórios. PALAVRAS-CHAVE: Apreciação musical. Música contemporânea. Percepção.

ASSUNTO(S)

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