Realidade Virtual
Mostrando 37-48 de 523 artigos, teses e dissertações.
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37. Duas Novas Tarefas de Realidade Virtual para Avaliação da Orientação Espacial: Resultados Preliminares de Tolerabilidade, Sensação de Presença e Usabilidade
Resumo A orientação espacial é um domínio cognitivo freqüentemente comprometido na doença de Alzheimer e pode ser um dos primeiros sintomas manifestados. Objetivo: Este artigo descreve os resultados de tolerabilidade, sensação de presença e usabilidade de duas tarefas imersivas de realidade virtual para avaliação da orientação espacial, utiliza
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 2018-06
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38. Um Programa de Intervenção para Transtorno de Ansiedade Social com o Uso da Realidade Virtual
Resumo A Realidade Virtual (RV) foi utilizada nesse estudo como recurso terapêutico em uma intervenção analítico-comportamental para dois participantes com transtorno de ansiedade social. Os objetivos foram avaliar os efeitos terapêuticos do programa de intervenção e o simulador quanto à capacidade de gerar senso de presença e respostas de ansiedade
Trends Psychol.. Publicado em: 2018-06
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39. Videogames ativos promovem benefícios cardiovasculares em adultos jovens? Ensaio clínico randomizado
Resumo Objetivos Investigar o quão rápido os videogames ativos, estruturados e não estruturados, proporcionam mudanças em variáveis hemodinâmicas em adultos jovens durante uma intervenção de seis semanas. Método Foram randomizados 20 participantes após avaliações iniciais: videogame ativo estruturado (n = 6), videogame ativo não estruturado (n
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2018-03
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40. Eficácia do Nintendo Wii em desfechos funcionais e de saúde de indivíduos com doença de Parkinson: uma revisão sistemática
RESUMO O objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre a eficácia do Nintendo Wii na melhora de desfechos funcionais e de saúde de indivíduos com doença de Parkinson. A revisão foi desenvolvida seguindo o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), com buscas nas bases de dados MEDLINE, SciELO, LI
Fisioter. Pesqui.. Publicado em: 2018-03
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41. Impressões qualitativas em espaços urbanos noturnos por meio de ambientes virtuais imersivos
Resumo Pesquisas no âmbito da iluminação focam no aspecto quantitativo e físico dos efeitos lumínicos e seu desempenho na relação usuário-ambiente. Assim, estudos sobre os aspectos subjetivos da iluminação e sua influência na percepção e no usufruto do espaço são crescentes, porém existem poucos experimentos para avaliar impressões subjetiva
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 01/02/2018
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42. Efeito da realidade virtual na doença de Parkinson: estudo observacional prospectivo
RESUMO Objetivo: Verificar a eficácia dos exercícios de equilíbrio com realidade virtual (RVi) na doença de Parkinson. Métodos: Dezesseis pacientes foram submetidos a uma anamnese, exames otorrinolaringológico e vestibular, ao Dizziness Handicap Inventory (DHI), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), questionário SF-36 e o Teste de Sentar e Levantar (
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2018-02
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43. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira
RESUMO As Ligas Acadêmicas são potentes estratégias desencadeadas na formação em saúde, protagonizadas por discentes e supervisionadas por docentes, que integram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho é conhecer a produção científica brasileira acerca das Ligas Acadêmicas a fim de identificar lacunas do conhecimento.
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2018-01
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44. Utilização da realidade virtual no tratamento de crianças queimadas: relato de casos
RESUMO Objetivo: Relatar a utilização da Realidade Virtual (RV) na diminuição da intensidade dolorosa durante a troca de curativo de duas crianças queimadas internadas em um Centro de Tratamento ao Queimado (CTQ) do Sul do Brasil. Método: Relato de caso da utilização da RV durante a troca de curativos de duas crianças queimadas internadas em um CT
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
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45. Atividade Lúdica na Fisioterapia em Pediatria: Revisão de Literatura
RESUMO a criança desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, comportamento emocional e moral por meio da brincadeira e da interação social, que continuam no decorrer da vida. A variedade de jogos e/ou brincadeiras contextualiza e favorece o desenvolvimento motor adequado, sendo fundamental para aprendizagem motora. O presente estudo teve como objetivo
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2017-12
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46. A integralidade do Cuidado no Ensino na Área da Saúde: uma Revisão Sistemática
RESUMO O preparo de profissionais de saúde na perspectiva da integralidade e o interesse coletivo pela democratização da saúde motivam a transformação da realidade desarticulada e individualista do serviço. O cuidado inserido no conceito de integralidade permeia a teia de ações de saúde e efetiva a articulação do ensino-serviço e a conexão entr
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2017-12
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47. Educação permanente nos serviços de saúde
Resumo Objetivo: Analisar a literatura sobre educação permanente, identificando a evolução conceitual e sua aplicação nos serviços de saúde no Brasil. Método: Revisão integrativa de literatura. Foram incluídas 54 publicações em inglês, português e espanhol, de janeiro de 1970 a maio de 2016, provenientes das bases da Biblioteca Virtual em Sa
Esc. Anna Nery. Publicado em: 07/08/2017
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48. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa
RESUMO Objetivo Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 13/07/2017