Efeito da realidade virtual na doença de Parkinson: estudo observacional prospectivo
AUTOR(ES)
Severiano, Maria Izabel Rodrigues, Zeigelboim, Bianca Simone, Teive, Hélio Afonso Ghizoni, Santos, Geslaine Janaína Barbosa, Fonseca, Vinícius Ribas
FONTE
Arq. Neuro-Psiquiatr.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-02
RESUMO
RESUMO Objetivo: Verificar a eficácia dos exercícios de equilíbrio com realidade virtual (RVi) na doença de Parkinson. Métodos: Dezesseis pacientes foram submetidos a uma anamnese, exames otorrinolaringológico e vestibular, ao Dizziness Handicap Inventory (DHI), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), questionário SF-36 e o Teste de Sentar e Levantar (TSL) que foram aplicados antes e após a reabilitação com RVi. Resultados: Os resultados dos escores finais do DHI e EEB foram melhores após a reabilitação. O TSL apresentou resultado significativo após a reabilitação. O SF-36 demonstrou alteração significativa da capacidade funcional para os jogos Tightrope Walk e Ski Slalom (p < 0,05) e da saúde mental para o jogo Ski Slalom (p < 0,05). O DHI e EEB apresentaram alterações significativas no jogo Ski Slalom (p < 0,05). Houve melhora clínica evidente dos pacientes após reabilitação virtual. Conclusão: Os jogos virtuais Tightrope Walk e o Ski Slalom foram os mais eficazes.
ASSUNTO(S)
doença de parkinson equilíbrio postural qualidade de vida núcleos vestibulares
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