Programacao Em Placas Graficas
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1. Paralelizando o MOPAC usando CUDA e bibliotecas de Matrizes Esparsas
Este trabalho apresenta a implementação de algoritmos paralelos cujo objetivo principal é acelerar a execução de cálculos numéricos existentes em programas de Química Quântica. Estes programas utilizam alguns métodos cuja ordem de complexidade varia entre O(n3) e O(n5), onde o parâmetro n está relacionado à quantidade de átomos de uma molécula
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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2. Um estudo do uso eficiente de programas em placas gráficas / A case study on the efficient use of programs on GPUs
Inicialmente projetadas para processamento de gráficos, as placas gráficas (GPUs) evoluíram para um coprocessador paralelo de propósito geral de alto desempenho. Devido ao enorme potencial que oferecem para as diversas áreas de pesquisa e comerciais, a fabricante NVIDIA destaca-se pelo pioneirismo ao lançar a arquitetura CUDA (compatível com várias d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
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3. EXPLORING APPLICATIONS THAT USE VERTEX GENERATION ON GPU / EXPLORANDO APLICAÇÕES QUE USAM A GERAÇÃO DE VÉRTICES EM GPU
Um dos maiores gargalos do pipeline gráfico hoje é a largura de banda disponível entre a GPU e CPU. Para minimizar esse gargalo funcionalidades programáveis foram inseridas nas placas de vídeo. Com o Geometry Shader é possível criar vértices em GPU, porém, este estágio da pipeline apresenta performance baixa. Com o lançamento das novas APIs gráfi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
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4. Análise da hierarquia de memórias em GPGPUs
O uso de placas gráficas como elementos de co-processamento para obter alto desempenho em aplicações paralelas tem crescido cada vez mais nos últimos tempos. Diversos são os exemplos de aplicações que, fazendo uso dessas arquiteturas, obtiveram speedups de até duas ordens de magnitude. Isto é possível pois as GPUs (Graphics Processing Units) possue
Publicado em: 2010
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5. DEVELOPMENT OF A MODULE TO EXPLORE GPGPU CAPABLE COMPUTERS IN A GRID COMPUTING / UM COMPONENTE PARA EXPLORAÇÃO DA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE GPUS EM GRADES COMPUTACIONAIS
Grades de computadores surgiram na década de 90 com o objetivo de utilizar computadores geograficamente dispersos para computação de alto desempenho. Através destas grades, pode-se chegar ao poder computacional de um supercomputador de uma forma simples, eficiente e barata. Tais benefícios fizeram com que pesquisas em grades de computadores obtivessem d
Publicado em: 2010
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6. IMAGE PROCESSING AND COMPUTER VISION ALGORITHMS FOR GRAPHICS CARDS PARALLEL ARCHITECTURES / ALGORITMOS PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS E VISÃO COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURAS PARALELAS EM PLACAS GRÁFICAS
Diversas tarefas de Visão Computacional (VC) são formadas por operações aritméticas, replicadas sobre grandes volumes de dados. Esta caracterização descreve também as qualidades desejadas ao considerar uma aplicação qualquer como boa candidata a usufruir do crescente poder de processamento do hardware gráfico. Esta tese formula um conjunto de algo
Publicado em: 2009
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7. Otimização de desempenho em planejadores de caminho usando campos potenciais
A animação de personagens autônomos interessa a muitas áreas, tais como filmes, jogos e simulações. O seu principal objeto de estudo é a definição de maneiras de repro-duzir, de forma realística, um dado ser (seja ele vivo, mecânico ou mesmo imaginário). Diversas técnicas já foram propostas tentando se alcançar alta qualidade na animação fin
Publicado em: 2009
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8. GPU-ACCELERATED ADAPTIVELY SAMPLED DISTANCE FIELDS / CAMPOS DE DISTÂNCIA AMOSTRADOS ADAPTATIVAMENTE COM ACELERAÇÃO POR PLACA GRÁFICA
A representação de formas é um problema fundamental em Computação Gráfica. Dentre as representações conhecidas para objetos tridimensionais, os campos de distância amostrados adaptativamente (ADFs) destacam-se por sua versatilidade. ADFs combinam os conceitos de geometria com dados volumétricos, permitem representar objetos com precisão arbitrári
Publicado em: 2008
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9. VISUALIZAÇÃO VOLUMÉTRICA INTERATIVA DE MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS UTILIZANDO PLACAS GRÁFICAS PROGRAMÁVEIS / INTERACTIVE VOLUME VISUALIZATION OF UNSTRUCTURED MESHES USING PROGRAMMABLE GRAPHICS CARDS
A visualização volumétrica é uma importante técnica para a exploração de dados tridimensionais complexos, como, por exemplo, o resultado de análises numéricas usando o método dos elementos finitos. A aplicação eficiente dessa técnica a malhas não-estruturadas tem sido uma importante área de pesquisa nos últimos anos. Há dois métodos básico
Publicado em: 2005
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10. Development of an environment for tridimensional visualization of riser dynamics. / Desenvolvimento de um ambiente para visualização tridimensional da dinâmica de risers.
A importância da exploração marítima de petróleo, em especial para o Brasil, é indiscutível e risers são estruturas essenciais para essa atividade. Uma melhor compreensão da dinâmica dessas estruturas e dos esforços a que estão submetidas vem resultando de pesquisa constante na área, pesquisa que gera um grande volume de dados, freqüentemente d
Publicado em: 2004