Praticas De Educacao Musical
Mostrando 1-12 de 111 artigos, teses e dissertações.
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1. A Educação de Cegos no Brasil do Século XIX: Revisitando a História
RESUMO: O Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi a primeira instituição escolar fundada no Brasil, no Rio de Janeiro, voltada à educação de pessoas com deficiência visual, provendo o ensino primário, musical, profissional e alguns ramos do ensino secundário. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar a estrutura organizacional do Imperial I
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 13/06/2019
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2. A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)
RESUMO Esta discussão sobre educação e ensino musical português, entre final do século XIX e início do século XX - uma época em que a procura das aprendizagens musicais foi rarefeita - procura introduzir a hipótese de uma leitura biopolítica a partir da tecnologia do génio. Esse conceito atravessou diversos ramos de ensino, embora através de dife
Educ. rev.. Publicado em: 2017-12
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3. Brincando com sons
Esta é a primeira edição do livro Brincando com Sons: o lúdico na educação infantil, publicado pela Editora UNICENTRO para a disciplina "Dinâmicas para a educação musical", ofertada ao curso de Arte-Educação UNICENTRO/UAB. O livro traz uma breve contextualização da ideia de jogo e de brincadeira na educação, além de falar da contribuição qu
Publicado em: 04/09/2015
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4. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
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5. ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação
RESUMOGOMES, Érica Dias. Ensaios sobre música e construções contemporâneas: compreensão musical por meio da apreciação. 2014. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2014.A presente pesquisa buscou refletir sobre a compreensão de músicas contemporâneas em processos educacionai
Publicado em: 27/05/2015
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6. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
"Desde a década de 1960, as práticas criativas em Educação Musical têm sido alvo de interesse e estudo de muitos educadores musicais/ compositores em todo o mundo. Esteve também bastante presente no Brasil, com as propostas de Hans-Joachim Koellreutter e Conrado Silva, entre muitos outros. Assinale-se, também, a presença no país do canadense Murray Schafer a partir de 1990, que exerceu grande influência nos estudos dessa temática, desde que começou a visitar o Instituto de Artes da Unesp e a ter seus livros publicados no Brasil. Recentemente, em 2011 e 2012, prosseguindo em sua tradição de pesquisar esse tema, o GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical –, sediado no IA/Unesp, recebeu a visita da pesquisadora e docente Chefa Alonso, musicista espanhola especializada em técnicas de Improvisação Livre, em que se destaca o trabalho sistemático de criação e improvisação com instrumentos, voz e corpo. A preocupação com as práticas criativas em Educação Musical é o germe de toda pesquisa desenvolvida pelo GEPEM no decorrer dos anos e a vinda de Chefa Alonso contribuiu fortemente com as investigações do grupo. Sua experiência enriqueceu o trabalho e reforçou a percepção da importância de se aprofundar no estudo dessa temática e em sua aplicação em diferentes contextos, nas escolas, projetos sociais e em cursos profissionalizantes e superiores de Música. No presente trabalho, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada oferece ao leitor o resultado de sua pesquisa na área de Educação Musical, partindo da análise da experiência de Chefa Alonso e enveredando por uma profunda reflexão a respeito do tema, graças à colaboração de educadores musicais de todo o país, consultados por internet, e de pesquisadores brasileiros e espanhóis entrevistados. Em Ciranda de sons, apresenta-se um levantamento inédito de como o assunto tem sido tratado no Brasil, tanto no que se refere à produção acadêmica quanto no que diz respeito à atuação de professores de música brasileiros de diferentes formações e que atuam em múltiplos espaços, assim contribuindo para o desenvolvimento da área da Educação Musical."
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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7. 4 - Práticas criativas na mídia especializada
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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8. 3 - Práticas criativas na produção acadêmica
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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9. Abertura
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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10. Prefácio
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Ikeda, Alberto T.
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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11. Referências bibliográficas
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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12. Ritornello e coda
Parte do livro:Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015