Pos Dramatico
Mostrando 13-24 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
13. Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo : as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
Esta dissertação de mestrado é fruto de uma inquietação pessoal sobre os rumos e a forma do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contato existentes entre elas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
14. Das Crianças, do Teatro, do Não-Compreender
RESUMO Este texto conjuga reflexões teórico-teatrais que vão desde Aristóteles até o teatro pós-dramático, passando por Brecht e Schiller. Trata-se aqui de preocupações pedagógicas acerca do sentido e dos rumos que pode e deve tomar o teatro infantojuvenil atual. Discute-se o teatro infantojuvenil a partir das transformações que a obra teatral so
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12
-
15. O pós-dramático na escola
Ao longo desse estudo, procura-se investigar os processos de criação, no contexto escolar, a partir das abordagens contemporâneas do teatro. Tomando como referência a polarização teatro dramático versus teatro pós-dramático, promoveu-se um cruzamento de referências bibliográficas, webliográficas e uma pesquisa-ação realizada a partir da experi�
Publicado em: 2011
-
16. Peças de Beatrix : pesquisa teatral em educação
Esta dissertação acompanha o movimento de Beatrix. Figura guia e atriz, eternamente grávida do porvir. Enuncia um processo de criação de uma atriz que pulsa sob a interferência da filosofia da diferença, da literatura e das aprendizagens da cena. Num teatro para deseducar, e num deseducar para teatrar. Um movimento contínuo de começar e não começa
Publicado em: 2011
-
17. Filosofia e teatro à luz do pensamento benjaminiano: alegoria barroca, interrupção brechtiana e teatro pós-dramático
The objective of this dissertation is to study the concepts of baroque allegory and Brechtian break in the light of Benjamin s thought, in order to understand the closeness that these concepts establish between the fields of philosophy and theater art through the concept of Darstellung (presentation / exposure). The proximity between theater and philosophy i
Publicado em: 2010
-
18. Smoked Love: estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo
This present research elaborates a reflection on contemporary actors dramaturgy and performance, contextualizing the current treatrical production in the assumptions of the postdramatic theatre, - conceptualized by Hans-Thies Lehmann -, and taking as a pratical experiment the play Smoked Love. It examines the key changes from the dramatic theatre to the post
Publicado em: 2010
-
19. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010
-
20. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
-
21. Repercussões de Brecht, o pós-dramático e as novas tecnologias em Máquina de Pinball.
Este trabalho pretende investigar a repercussão do teatro épico-dialético brechtiano, principalmente no que se refere à questão do distanciamento alcançado através da ironia, aliada às questões levantadas pelo teatro pós-dramático. A saber: o performático, as novas tecnologias e a nova forma de recepção espetacular em um trabalho específico, q
Publicado em: 2009
-
22. "La Ilíada" por César Brie :: um canto de memória, luto e história
Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performátic
Publicado em: 2009
-
23. Fragmentos Brietzkianos : estudo da cena nas montagens Brechtianas de Irene Brietzke
Este trabalho estuda a construção da cena nas montagens brechtianas dirigidas por Irene Brietzke, destacada diretora gaúcha das últimas décadas do século passado, buscando documentar e resgatar seu processo criativo, analisar os pontos de contato e as divergências com as teorias formuladas por Bertolt Brecht e fazer um levantamento iconográfico das m
Publicado em: 2009
-
24. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009