Poesia Oral
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13. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
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14. Cartografia de poéticas orais de região Sul do Brasil : os estudos folclóricos e a poesia oral (1945-1995)
O principal objetivo desta tese é cartografar conceitos, perspectivas e práticas relativos à pesquisa de poesia oral na região Sul do Brasil, realizada pelos estudos folclóricos entre 1945 e 1995. Contextualiza-se o desenvolvimento desses estudos ao serem analisadas publicações representativas do período. A pesquisa foca, em especial, folcloristas os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
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15. Pérolas da cantoria de repente em São José do Egito no Vale do Pajeú: memória e produção cultural
Este trabalho tem como objetivo registrar e estudar a memória da Cantoria de Repente em São José do Egito-PE O Berço Imortal da Poesia, cidade situada na microrregião do Vale do Pajeú. Foi discutida a cantoria no contexto da literatura oral, retirando-a do invólucro da literatura folclórica, convencionalmente adotada como base para categorizar essa a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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16. Poetry read, spoken poetry: poetry, performance and reception: theoretical and practical aspects / Poesia lida, poesia falada: poesia, performance e recepção: aspectos teóricos e práticos
O presente trabalho tem como foco analisar o caráter de oralidade presente na poesia, demonstrando com o mesmo é apreendido mediante os atos de performance do texto poético. Buscou-se apontar que o recalque do aspecto oral da poesia em face da escrita tem provocado uma interpretação incompleta das manifestações poéticas em todas as culturas. A falta
Publicado em: 2009
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17. A poética do improviso : prática e habilidade no repente nordestino
O presente estudo aborda o repente ou cantoria, modalidade de poesia cantada e improvisada praticada na região Nordeste do Brasil, especialmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Seus praticantes são chamados de repentistas, cantadores ou violeiros e cantam sempre em dupla, alternando-se na composição de estrofes de acord
Publicado em: 2009
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18. Beleza no cotidiano : poesia e performance na voz de um narrador urbano
Reúno a perspectiva da performance, a teoria da enunciação de Benveniste e os gêneros do discurso de Bakhtin para refletir acerca das circunstâncias de produção da narrativa oral - tudo o que envolve o ato enunciativo de performance - de um narrador no bairro Restinga, periferia de Porto Alegre, Brasil. Na confrontação e aprendizagem com o campo, in
Publicado em: 2009
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19. Os artefatos de arremesso dos campos da América Meridional : um estudo de caso das boleadeiras
O objetivo desta dissertação é entender as boleadeiras num processo histórico contínuo; porém, com diferentes significados. A abordagem utilizada analisa o uso das boleadeiras pelas diferentes parcialidades indígenas do Sul Meridional, nas atividades da caça e da guerra, comentando sua transculturação para o cotidiano do peão campeiro que as utili
Publicado em: 2009
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20. Narrativas de mães ouvintes de crianças surdas: oralidade, metáfora e poesia / Hearing mothers of deaf children narratives: orality, metaphor and poetry
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise lingüística de narrativas de mães ouvintes acerca da experiência de nascimento e criação de um filho surdo. No Brasil, calcula-se que 95% das pessoas que nascem surdas ou que se tornam surdas nos primeiros anos de vida são provenientes de famílias ouvintes que, normalmente, demoram alguns anos para p
Publicado em: 2009
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21. Um homem da palavra: um estudo da poesia oral de Abel Tareco
Abel Tareco é cantador, contador de histórias, artesão, titereiro, trovador, membro da folia de reis (e outras folias), gritador de leilão... Enfim, poeta oral. Poderíamos dizer que Abel é homem que tem como proposta de vida o exercício da poesia. A obra de Abel Tareco é toda composta oralmente, não possui registro escrito. Sua poesia se manifesta c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2008
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22. Os usos da palavra
A presente tese versa sobre os usos da palavra. Trata, portanto, das noções de uso e palavra, assim como as de linguagem, de oralidade, de saber, de conhecimento, de materialidade, de poesia, de presença, de sentido, de arte, de educação e de comunicação, entre outras. Discorre sobre a experiência da palavra e da experiência em geral.
Publicado em: 2008
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23. Por um cinema de poesia mestiço: o filme Caramujo-flor de Joel Pizzini e a obra poética de Manoel de Barros
O objeto desta pesquisa é o estudo das traduções intersemióticas feitas pela obra fílmica de Joel Pizzini Caramujo-flor ao re(ler)os signos verbais e visuais que se entrelaçam na construção do texto poético de Manoel de Barros na obra Gramática Expositiva do Chão-Poesia quase toda. Partimos do problema de que as relações semióticas entre a poé
Publicado em: 2008
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24. A doença de criar passarinhos: a lírica humanizadora de João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto sempre se mostrou avesso aos versos sentimentais e prolixos oriundos da tradição romântica. Por isso mesmo, grande parte de sua obra é caracterizada por um discurso objetivo, de orientação concretista e rigorosamente elaborado aspectos que lhe renderam o título de engenheiro da linguagem. Na verdade, o próprio poeta alimenta
Publicado em: 2008