Pinturas Rupestres
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13. Among the rocks: the later prehistoric human occupations and the rock art of Diamantina, Minas Gerais / Entre as pedras: as ocupações pré-históricas recentes e os grafismos rupestres da região de Diamantina, Minas Gerais
A região de Diamantina, em Minas Gerais, guarda um amplo acervo de grafismos rupestres e ricos conjuntos artefatuais e estruturas atribuíveis aos últimos 1.500 anos de ocupação humana. Esta pesquisa investiga os dois conjuntos de registros arqueológicos: o horizonte recente e as pinturas rupestres. Numa análise que procura congregar estudos intra e in
Publicado em: 2009
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14. Similaridades e diferenÃas nas pinturas rupestres prÃ-histÃricas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara - PI
Os grafismos rupestres prÃ-histÃricos da Ãrea ArqueolÃgica da Serra da Capivara vÃm sendo estudados desde a dÃcada de 1970 sob a perspectiva de que estes sÃo elementos da expressÃo e o resultado das escolhas temÃticas, de realizaÃÃes tÃcnicas e de encenaÃÃes imaginÃrias realizadas por determinados grupos sociais. Com o avanÃo das pesquisas e
Publicado em: 2008
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15. Cultura materia e etinicidade dos povos indigenas do São Francisco afetados por barragens: um estudo de caso dos Tuxá de Rodelas, Bahia, Brasil
Há um capítulo vazio sobre a história e identidade dos grupos indígenas do São Francisco, hoje cerca de 32 povos, distribuídas em mais de 38 territórios. O Povoamento do Vale Arcaico Franciscano, segundo dados de pesquisas arqueológicas (VERGNE, 2004), teve início há pelo menos nove mil anos atrás. Contudo, entre a pré-história e história dos g
Publicado em: 2008
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16. O Brasil desconhecido: as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato Piauí
Esta tese procura desvelar um passado brasileiro pouco conhecido, mas que se encontra inscrito em suportes rochosos espalhados pelo território nacional, ou seja, as pinturas rupestres. Para isso, focamos nossa pesquisa nas pinturas do Parque Nacional Serra da Capivara, próximo à cidade de São Raimundo Nonato PI, uma fonte inesgotável de informações. C
Publicado em: 2007
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17. Rock art sites in BuÃque, Venturosa and Pedra (Pernambuco state) within geographical Settings. / Os sÃtios de registros rupestres em BuÃque, Venturosa e Pedra (PE) no contexto da geopaisagem
O presente trabalho propÃe estudar os sÃtios com pinturas rupestres nos domÃnios geoambientais dos municÃpios de Venturosa, Pedra e Catimbau (Distrito do municÃpio de BuÃque) - PE, observando possÃveis padrÃes de escolha desses no cenÃrio geopaisagÃstico das regiÃes. Estabelecendo uma inter-relaÃÃo entre os elementos naturais da paisagem (no sen
Publicado em: 2007
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18. Similaridades e diferenÃas indicativas de identidade e evoluÃÃo cultural no estilo Serra Branca de pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauà - Brasil
A presente dissertaÃÃo refere-se a pinturas rupestres da TradiÃÃo Nordeste da Ãrea do Parque Nacional Serra da Capivara, no PiauÃ. A pesquisa objetivou fazer uma particularizaÃÃo na apresentaÃÃo grÃfica dos registros do estilo Serra Branca, por meio de suas similaridades e diferenÃas, presentes em 21 sÃtios arqueolÃgicos distribuÃdos geografic
Publicado em: 2007
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19. As pinturas rupestres da Ãrea arqueolÃgica Vale do Catimbau â BuÃque, Pernambuco: estudo das fronteiras grÃficas de passagem
A presente dissertaÃÃo tem como objetivo confirmar a presenÃa das fronteiras grÃficas de passagem no Vale do Catimbau, unidade de conservaÃÃo do Parque Nacional do Catimbau, BuÃque â PE., bem como vincular as pinturas rupestres contidas na face oeste da Serra do Coqueiro aos grupos migrantes, originÃrios da Serra da Capivara.O Vale do Catimbau situa
Publicado em: 2007
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20. Identidade dos grupos prÃ-histÃricos de Sobradinho â BA / Identity of pre-historical groups of Sobradinho â BA
A tese à um conjunto de proposiÃÃes referentes a atributos de identidade dos grupos prÃhistÃricos da regiÃo de Sobradinho â BA, SubmÃdio SÃo Francisco. O reconhecimento de atributos de identidades prÃ-histÃricas à feito pela identificaÃÃo da dominÃncia de padrÃes de reconhecimento, temÃtica, cenografia e tÃcnica, nas pinturas rupestres. Com
Publicado em: 2007
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21. TECNOLOGIA E ARTE: PRERROGATIVAS DA EVOLUÇÃO HUMANA
A evolução humana nos planos físico e mental foi acompanhada por uma evolução tecnológica, permitindo que o hominídeo pudesse satisfazer as exigências do sobreviver. Assim, observam-se instrumentos líticos lascados, de outros materiais, líticos polidos e finalmente as pinturas rupestres. De posse de instrumentos mais sofisticados, novas técnicas,
Publicado em: 2006
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22. A arte rupestre como expressão comunicativa da cultura
Ao longo de sua existência, através dos milênios, o ser humano registra, de uma forma ou de outra, sua saga. Uma dessas formas de registro é a arte rupestre. Através da arte rupestre a Pré-História é trazida até nós, retratando em imagens o cotidiano ritualístico e mágico do ser humano, em cenas que mostram, entre outros, seus cultos e também su
Publicado em: 2006
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23. Archaeological study in the upper valley of Ribeira river: place of Bolívia-Brazil gas pipeline segment X, Paraná. / Estudo arqueológico no alto vale do rio Ribeira: área do Gasoduto Bolívia-Brasil, trecho X, Paraná
No alto vale do Ribeira e na margem esquerda do Itapirapuã, em área paranaense, houve pouca pesquisa arqueológica, assim a implantação do programa de salvamento do Gasoduto Bolívia-Brasil(Gasbol), naquela região, permitiu a possibilidade de um estudo que trouxesse dados inéditos e importantes para a compreensão do processo de ocupação humana da po
Publicado em: 2006
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24. Raman spectroscopy applied to the study of pigments in cultural goods: I - rupestrian paintings / Espectroscopia Raman aplicada ao estudo de pigmentos em bens culturais: I - pinturas rupestres
Neste estudo amostras coletadas de pinturas rupestres foram analisadas para identificação do material utilizado; análises da sua interação e de processos eventuais de degradação, além de atribuições quanto à sua origem, foram também feitas através da espectroscopia Raman. Pigmentos encontrados em pinturas rupestres em Minas Gerais foram identifi
Publicado em: 2005