Pinturas Rupestres
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25. O uso da imagem pelo professor de geografia no ensino fundamental: o texto em vídeo na sala de aula
A nossa cultura vem, há muito, privilegiando a escrita como elemento de comunicação dentro da sociedade. A grande maioria dos acervos culturais e registros históricos pro- duzidos pela humanidade se encontra na modalidade escrita de comunicação, apesar de ter sido a imagem a forma de registro original do homem. Muito recentemente a produção acadêmic
Publicado em: 2005
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26. A TransiÃÃo do Pleistoceno ao Holoceno no Parque Nacional Serra da Capivara â Piauà â Brasil: uma contribuiÃÃo ao estudo sobre a antiguidade da presenÃa humana no sudeste do Piauà / La TransiciÃn del Pleistoceno hacia el Holoceno en el Parque Nacional Serra da Capivara â Piauà â Brasil
Circunscrito al Ãrea arqueolÃgica del Parque Nacional Serra da Capivara, en el sudeste del estado de Piauà â donde se concentra el mayor nÃmero de sitios arqueolÃgicos con pinturas rupestres de AmÃrica â esta tesis de doctorado se sitÃa en el contexto de una investigaciÃn mÃs amplia, empezada hace 30 aÃos, bajo la orientaciÃn del proyecto princi
Publicado em: 2004
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27. SEXO E ENCENAÇÃO: PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DO EROTISMO NA CULTURA MATERIAL A PARTIR DAS IMAGENS NOS MANUAIS DE SEXO
Desde os tempos mais remotos, das pinturas rupestres às ilustrações digitais, o homem vem representando imagens do ato sexual. E, assim como as representações que hoje tomamos por eróticas, os manuais de sexo estão presentes nas mais diversas culturas e épocas. A maneira como percebemos ou julgamos tais imagens do ato amoroso vem sendo sutilmente con
Publicado em: 2004
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28. Os grafismos rupestres do Abrigo do Posseidon : desordem e crono-estilistica na arte rupestre do Alto-Medio São Francisco (MG)
Em prévia classificação da arte rupestre de Minas Gerais, a maioria dos conjuntos gráficos do norte de Minas foi incluída na Tradição São Francisco, sendo identificados três momentos sucessivos no Vale do Rio Peruaçu: os estilos Januária, Caboclo e Rezar. Uma variação regional foi reconhecida no Vale do Cochá - a fácies Montalvânia. A continu
Publicado em: 2002
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29. Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
O tema da dissertação tem como objetivo desenvolver uma Arqueologia do Fazer Artístico a partir do estudo de uma técnica pictórica, que deu origem às primeiras pinturas rupestres nos primórdios da civilização, a do Homo Sapiens, representando a trajetória dos pigmentos como fonte de natureza cromática e como meio expressivo. Essa abordagem se conc
Publicado em: 1996