Similaridades e diferenÃas nas pinturas rupestres prÃ-histÃricas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara - PI

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os grafismos rupestres prÃ-histÃricos da Ãrea ArqueolÃgica da Serra da Capivara vÃm sendo estudados desde a dÃcada de 1970 sob a perspectiva de que estes sÃo elementos da expressÃo e o resultado das escolhas temÃticas, de realizaÃÃes tÃcnicas e de encenaÃÃes imaginÃrias realizadas por determinados grupos sociais. Com o avanÃo das pesquisas e o aumento no nÃmero de sÃtios na Ãrea, foi possÃvel comeÃar a separar categorias por estilos, que hipoteticamente poderiam ter sucessÃes cronolÃgicas. Apresentadas como categorias de entrada essas classificaÃÃes preliminares comportam atualmente estudos no interior dos conjuntos grÃficos. As figuras de contorno aberto fazem parte de um conjunto de figuras particulares presentes em pequena proporÃÃo nos abrigos rochosos do Parque Nacional Serra da Capivara. Essas figuras podem ser caracterizadas inicialmente por um contorno simples, com extremidades nÃo completas, atravÃs do qual o objeto, mesmo nÃo completamente contornado, pode ser compreendido. Essas pinturas foram estudadas com o objetivo inicial de identificar atravÃs do significante grÃfico, padrÃes que remeteriam à perfis grÃficos. O perfil grÃfico das figuras de contorno aberto foi identificado a partir de elementos cognitivos (temÃticos) e analÃticos (cenogrÃficos e tÃcnicos), estabelecidos no fenÃmeno grÃfico. O intercÃmbio de dados descritivos dos grafismos, somados a uma revisÃo da documentaÃÃo sobre os estilos tÃpicos da Ãrea ArqueolÃgica da Serra da Capivara e ao contexto arqueolÃgico permitiu caracterizar as pinturas de contorno aberto do Parque Nacional Serra da Capivara

ASSUNTO(S)

pre-history piauà piauà serra da capivara national park parque nacional serra da capivara grafismo rupestre prÃ-histÃria arqueologia rock art

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