Pianistas Performance
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1. Prática e performance inicial de Minuetos de Haydn por pianistas: efeitos da privação de estímulos na retroalimentação sensorial em diferentes condições de estudo
Resumo:O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da privação de estímulos (aurais, visuais e cinestésicos) na retroalimentação sensorial durante a preparação inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Estudantes de música (N = 12) da graduação (iniciantes, meio e final de curso) e de pós-gradua
Per musi. Publicado em: 2015-12
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2. O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade
Estudo sobre fundamentos para que a abordagem interdisciplinar do Piano Complementar possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no bacharelado e na licenciatura. São discutidas as vantagens da articulação pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação, com a contextualização de aspectos inerentes ao e
Per musi. Publicado em: 2013-06
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3. Técnicas expandidas - um estudo de relações entre comportamento postural e desempenho pianístico sob o ponto de vista da ergonomia
Esta dissertação reflete os resultados de uma investigação sobre a prática pianística, neste caso da autora e sujeito da pesquisa, realizada sob a perspectiva de pressupostos da técnica pianística em diálogo com abordagens da ergonomia aplicadas ao estudo de obras com técnicas expandidas. Visando a otimização do desempenho músico-instrumental, o
Publicado em: 2010
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4. The Petrarch´s Sonnets 47, 104 and 123 : a interpretative study of the second piano version / Os Sonetos de Petrarca 47, 104 e 123 : um estudo interpretativo da segunda versão para piano
O presente trabalho tem como objetivo principal propor sugestões interpretativas para a segunda versão para piano dos Sonetos de Petrarca 47, 104 e 123 de Franz Liszt (1811-1886). Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e histórico da vida do compositor, juntamente com a pesquisa sobre Francesco Petrarca (1304-1374), autor dos poemas utilizado
Publicado em: 2010
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5. Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado ¿Learning strategies in instrumental music practice¿ no qual a autora se propõe a identif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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6. Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversal
Esta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse in
Publicado em: 2009
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7. A música dos pianistas de Salvador: sete compositores e suas práticas musicais.
Esse trabalho tem como objetivo geral investigar e contextualizar o fenômeno da criação musical por parte de pianistas compositores da cidade de Salvador (Ba) na atualidade. Como objetivo específico, visa publicar os seus depoimentos sobre a arte de tocar e compor música para piano e os seus perfis profissionais e artísticos. Visa ainda situar o fenôm
Publicado em: 2008
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8. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
A tese Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísticos de Francis Hime abrange, de forma integrativa, aspectos do contexto sócio-histórico, estéticos, gestuais e semióticos dos arranjos pianísticos presentes no Songbook deste compositor. No primeiro capítulo, Contextualização, são abordados
Publicado em: 2008
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9. Freqüência dos problemas neuromusculares ocupacionais de pianistas e sua relação com a técnica pianística - uma leitura transdisciplinar da medicina do músico.
INTRODUÇÃO: Tocar um instrumento musical é, popularmente, tido como algo eminentemente lúdico, destituído de qualquer risco, mas essa não é a realidade observada em serviços de medicina do músico. O estudo sistemático de um instrumento musical não é uma tarefa simples e implica em uma demanda física e emocional não imaginável por quem não se
Publicado em: 2007