O Piano Complementar na formação acadêmica: concepções pedagógicas e perspectivas de interdisciplinaridade
AUTOR(ES)
Machado, Maria Inêz Lucas
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
Estudo sobre fundamentos para que a abordagem interdisciplinar do Piano Complementar possa promover a integração entre domínios diversos da formação acadêmica, no bacharelado e na licenciatura. São discutidas as vantagens da articulação pedagógica entre a apreciação, a performance e a criação, com a contextualização de aspectos inerentes ao ensino e ao desenvolvimento musical. As particularidades dos diversos perfis dos alunos da graduação, bem como suas necessidades e semelhanças, são subsídios para observações sobre a interface entre as disciplinas, a compreensão musical e conexões entre a prática no instrumento e a percepção da música. As concepções de alguns pianistas e professores são também tratadas e diretamente correlacionadas com a prática e a reflexão sobre a música e o ensino musical.
ASSUNTO(S)
piano complementar abordagem interdisciplinar em música apreciação performance e criação formação acadêmica proposta pedagógica em música
Documentos Relacionados
- O Piano Complementar e a Interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do bacharelado e da licenciatura
- Desonestidade acadêmica: reflexos na formação ética dos profissionais de saúde
- Ciência da Informação e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas
- Ciência da Informação e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas
- O saber resíduos sólidos de serviços de saúde na formação acadêmica: uma contribuição da educação ambiental