Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversal
AUTOR(ES)
Adriana Abid Mundim
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse instrumento com piano. Primeiramente contextualizamos o pianista colaborador nos diferentes períodos da História da Música, através de revisão bibliográfica referente ao assunto. Preparamos também questionários que foram encaminhados a pianistas colaboradores atuantes e a professores de piano e de flauta transversal, no intuito de averiguar as principais questões que envolveriam a formação e a qualificação do profissional colaborador no mercado de trabalho brasileiro. Podemos observar que há grande procura desse profissional em instituições de ensino de música, ao mesmo tempo em que existe uma carência de profissionais qualificados para atender essa demanda. Indicamos como alternativa o Disklavier, ferramenta que poderia auxiliar o estudo e preparo dos instrumentistas e cantores, não substituindo o pianista em performances. Concluímos que a formação do pianista colaborador é feita empiricamente, pois o meio acadêmico brasileiro não oferece cursos específicos para essa formação.
ASSUNTO(S)
música para flauta e piano catálogos pianistas performance. musica teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XMLVZDocumentos Relacionados
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