Peter Szondi
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1. O belo animal, o drama pós-catástrofe e o paradigma testemunhal
Resumo O estudo parte da noção de “belo animal” para pensar os paradigmas compositivos do drama contemporâneo na esteira das reflexões de Jacques Rancière e Jean-Pierre Sarrazac. Nesse caminho crítico, a imagem anatômica da fábula teatral, ainda presente em teóricos modernos como Hegel e Peter Szondi, é deslocada para uma metáfora teratológic
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. O teatro de Nelson Rodrigues : moderno e nacional
Este trabalho tem o objetivo de analisar duas peças de Nelson Rodrigues, Álbum de família e Os sete gatinhos, à luz das teorias sobre o drama expostas por Peter Szondi em Teoria do drama burguês e Teoria do drama moderno. Verifica-se a relação dessas obras de Nelson Rodrigues com o gênero literário ¿drama¿. As alterações que tal gênero sofreu a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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3. Fotografias(re)veladas em álbum de família: a tragédia rodriguiana multifacetada
À luz de estudiosos da dramaturgia de Nelson Rodrigues, como Sábato Magaldi, Eudinyr Fraga, Décio de Almeida Prado, Adriana Facina, de críticos e ensaístas acerca da tragédia moderna, como Raymond Williams e Peter Szondi, e de críticos da tragédia rodriguiana, a citar, Carla Souto, Elen de Medeiros, Victor Adler Pereira dentre outros estudiosos do dr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/12/2011
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4. Orfeu emparedado: Hilda Hilst e a perversão dos gêneros / Orfeu emparedado: Hilda Hilst and perversion of the genres
Taking into consideration a perspective that privileges the Theory of literary forms, this study aims at verifying the way it works, in the production of the Brazilian writer Hilda Hilst, the relations among lyrics, theater and narrative prose. The theoretical parameter is the works Theory of Modern Drama, by Peter Szondi, in which the German critic deals wi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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5. Karl Philipp Moritzs essays: language, arts, philosophy (selection, introduction, translation and notes) / Ensaios de Karl Philipp Moritz: linguagem, arte, filosofia (seleção, intodução, tradução e notas)
After over two hundred years, the concern for the works of Karl Philipp Moritz (September 15th 1756 June 26th 1793) has increased steadily. Different authors such as Herman Hesse and Walter Benjamin and more recently Hans Joachin Schrimpf, Tzvetan Todorov, Peter Szondi, Arno Schmidt and Peter Handke have written on the relevance and fecundity of this author.
Publicado em: 2010
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6. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010
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7. As escolhas temáticas, técnicas e práticas como elementos de afirmação e resistência política em O sal da terra de Herbert Biberman / The thematic, technic and practice choices as elements of political statement and resistence in Salt of the earth by Herbert Biberman
O Sal da Terra (Salt of the Earth) de 1954 de Herbert Biberman (1900-1971) foi emblemático para a história do cinema americano. O filme baseado em um evento real da história americana uma greve de mineiros no Novo México foi censurado durante o período da Guerra Fria e aqueles que fizeram parte de sua produção foram perseguidos por longos períodos, t
Publicado em: 2010
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8. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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9. Modernity and tragedy: from Budapeste to Berlin Peter Szondi and his friends / Modernidade e tragédia: de Budapeste a Berlim às voltas com Peter Szondi e seus amigos
Esse trabalho busca interpretar as duas primeiras obras do crítico Peter Szondi (1929-1971), Teoria do drama moderno e Ensaio sobre o trágico, à luz de suas principais referências teóricas e do percurso pessoal e intelectual do crítico de Budapeste a Berlim entre os anos de 1944 e 1961. Acredita-se que esse período não só condensou as leituras e esp
Publicado em: 2009
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10. O Pagador de Promessas: um drama trágico em tempos modernos
This work aims at a critical and interpretative analyses of Dias Gomes dramatic work, the focus of investigation being placed on the social drama O Pagador de Promessas. The theoretical basis for this study departs from the concept of tragedy in the philosophical and literary tradition, considering Aristotles propositions and his comments on the Greek traged
Publicado em: 2009
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11. Fluxo de consciência : variações no teatro contemporâneo / Fluxo de consciência: variações no teatro contemporâneo
O presente trabalho, "Fluxo de Consciência: percurso e articulações no teatro contemporâneo", se propõe ao estudo do fluxo de consciência como proposta estética pertinente ao teatro. Parte-se de sua definição na psicologia, a partir de William James, e de sua concepção pela teoria literária, no estudo produzido por Robert Humphrey, para, posterio
Publicado em: 2009
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12. Neither only well-made nor so melodramatic: The Childrens Hourand The Little Foxesby Lillian Hellman / Nem só bem-feitas, nem tão melodramáticas: The Childrens Houre The Little Foxes, de Lillian Hellman
A proposta dessa dissertação é analisar as peças The Children´s Hour e The Little Foxes, de Lillian Hellman, pela primeira vez encenadas nos Estados Unidos em 1934 e 1939 respectivamente. A análise discute a forma da peça bem feita e a forma do melodrama nessas obras, assim como o conteúdo delas, a fim de identificar como a crítica social e as forma
Publicado em: 2008