Uso de renderização volumétrica e realidade virtual para problemas de percolação na engenharia
AUTOR(ES)
Carlos Magno de Lima
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
No processo da recuperação do petróleo, a heterogeneidade das rochas exerce um impacto enorme na forma como os líquidos se movem no reservatório, definindo quanto petróleo pode ser recuperado. A fim de estudar esta variabilidade, a teoria da percolação, que descreve fenômenos envolvendo geometria e conectividade é um modelo muito útil. Os resultados da simulação de percolação são de caráter tridimensional e não têm nenhum significado físico até que sejam visualizados em imagens ou animações. Embora ferramentas poderosas e sofisticadas de visualização tenham sido desenvolvidas, estas transformam grandes volumes de dados em imagens 2D. A fim de interpretarmos os dados como eles aparecem no mundo real, técnicas de realidade virtual baseadas principalmente em estereoscopia podem ser usadas. Neste trabalho, propomos uma ferramenta interativa, denominada ZSweepVR, baseada em técnicas de realidade virtual, que permite uma melhor compreensão dos dados volumétricos gerados por simulações de percolação dinâmica. O sistema desenvolvido tem a capacidade de renderizar imagens utilizando duas técnicas diferentes: renderização de superfície e renderização de volumes. A renderização de superfície é realizada utilizando diretivas OpenGL, enquanto que a renderização volumétrica é realizada pelo algoritmo de renderização volumétrica direta ZSweep. No caso da renderização volumétrica, implementamos algoritmo para gerar imagens estéreo. Nós também propomos melhorias no algoritmo original de percolação dinâmica visando melhorar sua eficiência. Aplicamos as ferramentas desenvolvidas a dados de campos maduros, obtendo resultados satisfatórios. O uso de imagens estereoscópicas e volumétricas trouxe contribuições valiosas para a interpretação e analise da formação dos aglomerados na percolação, o que certamente pode levar a decisões melhores sobre a exploração e recuperação de petróleo
ASSUNTO(S)
renderização volumétrica exploração e recuperação de petróleo percolation theory virtual reality teoria da percolação volume rendering exploration and recovery process in oil fields realidade virtual engenharia eletrica
Documentos Relacionados
- Uso de microcontroladores e realidade virtual na agricultura.
- Avaliação do uso de realidade virtual na robótica
- Reabilitação com uso de realidade virtual: atividade física para pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva
- O uso de realidade virtual na simulação e treinamento de inseminação artificial em bovinos com dispositivos hápticos
- Um Programa de Intervenção para Transtorno de Ansiedade Social com o Uso da Realidade Virtual