Sistema de controle híbrido para robôs móveis autônomos
AUTOR(ES)
Farlei José Heinen
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002
RESUMO
Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de controle robusto para robôs móveis autônomos que é capaz de operar e de se adaptar a diferentes ambientes e condições. Para isso foi proposta uma arquitetura de controle híbrida (COHBRA), integrando as duas principais técnicas de controle robótico (controle deliberativo e controle reativo). Esta arquitetura de controle utiliza uma abordagem de três camadas para integrar uma camada vital (controle reativo), uma camada funcional (seqüenciador) e uma camada deliberativa (controle deliberativo). A comunicação entre as diversas camadas é realizada através de uma área de memória compartilhada, inspirada na abordagem Blackboard. A arquitetura de controle possui um esquema de múltiplas representações internas do ambiente: representação poligonal, representação matricial e representação topológica / semântica. O sistema de controle desenvolvido tem a capacidade de navegar em um ambiente dinâmico, desviando tanto de obstáculos estáticos como de obstáculos móveis imprevistos. A camada deliberativa utiliza o algoritmo A* para calcular um plano até o objetivo, evitando os obstáculos conhecidos presentes no mapa do ambiente. A camada vital utiliza uma série de comportamentos reativos para guiar o robô até o seu objetivo, e ao mesmo tempo evitar colisões com obstáculos estáticos e móveis. A camada funcional tem como principal função integrar a camada vital e a camada deliberativa, fornecendo parâmetros para os comportamentos da camada vital com base no plano calculado pela camada deliberativa. A camada funcional também possui módulos que monitoram o ambiente e adaptam o mapa no caso de uma alteração do ambiente ser percebida. Para garantir a robustez da arquitetura de controle, foi integrado um módulo localizador. O sistema de controle implementa a técnica de localização Monte Carlo. O módulo localizador é capaz de localizar o robô no ambiente utilizando as informações sensoriais e um mapa. O localizador é capaz de manter uma estimativa de posição correta quando a localização inicial é conhecida (localização local), é capaz de estimar uma posição global quando não se dispõe de informações sobre a posição inicial do robô móvel (localização global), e também possui a capacidade de detectar uma estimativa de posição incorreta e se relocalizar no ambiente (relocalização). Através da utilização de um filtro de distância, é possível se localizar inclusive em um ambiente dinâmico. Este módulo localizador possui um papel de destaque no sistema de controle, fornecendo uma base sólida para o controle e navegação do robô móvel autônomo. Para a validação do sistema de controle proposto, foi implementado um simulador de robôs móveis (SimRob3D) que permite a utilização de modelos de ambiente tridimensionais, bem como diversos modelos sensoriais e cinemáticos. Para a visualização tridimensional do ambiente é utilizada a biblioteca OpenGL. O ambiente pode ser alterado em tempo real, e é possível a utilização de objetos móveis que seguem trajetórias predefinidas. É possível utilizar a cinemática Ackerman ou a cinemática diferencial, e sensores tais como: encoder, sonar, laser e infravermelho. Os resultados de diversos experimentos realizados demonstraram a robustez da arquitetura proposta em tarefas de localização local, localização global, relocalização e navegação na presença de obstáculos estáticos e/ou móveis imprevistos.
ASSUNTO(S)
ciencia da computacao robótica arquitetura de controle robótico robotic control architecture localização e navegação robótica intelligent robotics robótica inteligente robótica inteligente robotic localization and navigation robótica móvel autônoma inteligência artificial artificial intelligence robótica móvel autônoma autonomous mobile robots
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6Documentos Relacionados
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