Obra De Arte
Mostrando 13-24 de 1141 artigos, teses e dissertações.
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13. DISTANCIA INFINITA: LECTURA Y RADICALIZACIÓN DEL CONCEPTO DE “DISTANCIAMIENTO ESTÉTICO” EN LAS OBRAS DE MAURICE BLANCHOT Y WALTER BENJAMIN **
RESUMEN Aunque el concepto de “distancia infinita” (DI) aparece como tal sólo en la obra de Maurice Blanchot, sostenemos que es legítimo imputárselo a Walter Benjamin para dar cuenta de un mismo problema. En el presente artículo, sostenemos (1) que el concepto de DI se elabora sobre la base de una revisión, una resignificación y una radicalización
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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14. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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15. De Verfall e Verkümmerung a Katastrophe: a modernidade em Walter Benjamin
Resumo O objetivo desse artigo é retomar uma série de conceitos-chave e noções de Walter Benjamin - na edição alemã de seus escritos - a partir da hipótese de que, através de seu preceito de den Pessimismus organisieren, há uma passagem do enfoque da modernidade como Verfall e Verkümmerung de capacidades humanas ao seu enfoque como Katastrophe da
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
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16. Aracy Amaral: uma visão crítica em busca de uma identidade nacional nas artes visuais - 1963/1974
RESUMO Este artigo aborda a questão da cultura brasileira e da identidade nacional nas artes visuais a partir dos textos da crítica de arte Aracy Amaral publicados entre 1963 e 1974. Para tanto, recorre-se à análise de seus principais textos críticos, bem como de bibliografia historiográfica complementar. O conceito de “cisão fáustica” proposto p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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17. De Handke a Goethe: para una lectura “herética” del Clasicismo
Resumen El presente artículo indaga sobre la lectura “herética” o a contrapelo que realiza Handke en sus obras de los años 80 del Clasicismo, y especialmente de Goethe. El concepto handkeano de “das Klassische” adquiere rasgos propios a partir de las consideraciones en torno a la forma, elemento estético fundamental que nace de un dinamismo entre
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
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18. “EU VOS QUERO ALTERADOS POR UM TROPICAL AMOR DO MUNDO”: ARTE MODERNA, POVO E ESPIRITUALIDADE NO ITINERÁRIO DE MÁRIO DE ANDRADE
RESUMO No artigo a seguir, destacaremos em largos traços dois marcos do itinerário intelectual-existencial de Mário de Andrade, que constituem passagens para dimensões axiais de sentido, em consonância com a travessia histórica do Brasil contemporâneo, a saber: passagens para a modernidade e a coletividade. No itinerário de Mário, cada uma dessas pa
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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19. Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo
RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva,
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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20. Natureza e modernismo: Mário de Andrade e Villa-Lobos antes da Semana
RESUMO No início da década de 1920 a discussão em torno da música ainda não aproximara Mário de Andrade e Villa-Lobos, ambos “atores” que se tornarão protagonistas após suas participações na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. O musicólogo paulista trava conhecimento com a obra do compositor carioca, curioso para conhecer novas possi
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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21. Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich
Resumo Em seu último romance, Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens (Os pavorosos dias do Espantoso Horror), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os medos da atualidade. Ao mesmo tempo que não rejeitam a inspiração dos mais diversos filmes do gênero, i
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-08
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22. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea
Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interd
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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23. Comentario a “¿Tolerancia o autonomía?”
Resumo: O artigo examina a noção de “unidade na variedade”, na filosofia e crítica de arte de Diderot. Em diálogo com os ensaios publicados na coletânea intitulada Estéticas de Diderot, de 2015, na qual vários especialistas examinam a atualidade da estética materialista do filósofo, este artigo aproxima as noções de unidade apresentadas na Enc
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-06
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24. A ideia de composição nos Salões de Diderot
Resumo: O artigo examina a noção de “unidade na variedade”, na filosofia e crítica de arte de Diderot. Em diálogo com os ensaios publicados na coletânea intitulada Estéticas de Diderot, de 2015, na qual vários especialistas examinam a atualidade da estética materialista do filósofo, este artigo aproxima as noções de unidade apresentadas na Enc
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-06