Obra De Arte
Mostrando 25-36 de 1141 artigos, teses e dissertações.
-
25. O PROBLEMA DO TEMPO NA OBRA DE ARTE: RELEITURAS DE HENRI FOCILLON
RESUMO O intuito deste artigo é refletir sobre a questão do tempo na obra de arte para Henri Focillon, trazendo para o debate as diferentes interpretações críticas que o autor recebeu posteriormente. Para tanto, foram selecionados trechos de três historiadores da arte - Hans Belting, Germain Bazin e Jacques Thuillier - que apresentam suas distintas rel
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
26. MODERNIDADE E DESMATERIALIZAÇÃO NA OBRA TARDIA DE GUSTAVE MOREAU
RESUMO Em sua fase final, a obra de Gustave Moreau passa por um processo de desmaterialização que é comum a outros artistas de sua geração. Por meio da análise da pintura e das anotações pessoais de Moreau, este artigo busca compreender as estratégias artísticas e as implicações teóricas envolvidas nesse movimento de idealização do conceito de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
27. VEJO, ENTENDO, AJO: UM SILOGISMO TENAZ NA COMUNICAÇÃO ESTÉTICA
RESUMO O fato de a arte ter sido e ser ainda vinculada a uma ideia moral consolida a crença histórica na sua capacidade de determinar (re)ações a partir das proposições que ela destina ao público. A arte, sobretudo na fase moderna e contemporânea, possuiria a força singular de afetar o espectador segundo um mecanismo de “gozo” que garantiria com
Kriterion. Publicado em: 2021-04
-
28. Comprensión como participación: dialéctica entre la particularidad y la generalidad en la hermenéutica de Gadamer
Resumen: El presente artículo se propone exponer la noción gadameriana de comprensión como participación, con el objetivo de mostrar cómo se produce el juego entre la particularidad de la interpretación y la pretensión de generalidad supuesta en el hecho de que toda interpretación pertenece a una tradición. A partir de la perspectiva ganada por la o
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-03
-
29. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola
Resumo Este artigo problematiza o aprender Matemática pela e com a Arte. Parte-se de questionamentos, entre eles: Como não representar a Matemática na Arte, nem instrumentalizar a Educação Matemática, mas fazer disso uma experiência filosófica com Arte e com visualidade? Sem pretensão de respostas, e com uma atitude analítica, faz-se um sobrevoo pe
Bolema. Publicado em: 2021-01
-
30. Vida e obra, performance e performatividade
Parte do livro:A vontade de expor: arte, gênero e sexualidade
Autor(es): Colling, Leandro
EDUFBA. Publicado em: 2021
-
31. A vontade de expor: arte, gênero e sexualidade
Dirigido a qualquer pessoa interessada nas relações entre arte, gênero e sexualidade, o livro explica como grandes museus espanhóis foram ocupados por uma série de obras e exposições que tratam das dissidências sexuais e de gênero. O autor analisa a vontade de expor, classificar e pensar essas dissidências nas artes e oferece uma rica narrativa sobre o processo de construção da pesquisa, que leva o pesquisador a ser afetado por uma série de obras, situações e encontros dentro e fora dos museus. É um exercício etnocartográfico processual que resulta em críticas e pessoas artistas, curadoras, pesquisadoras e uma instigante proposta analítica. A obra foi produzida durante o período (2019-2020) em que o autor foi professor visitante na Universidade de Sevilha.
Autor(es): Colling, Leandro
EDUFBA. Publicado em: 2021
-
32. RECEPÇÃO COMO ELO DA OBRA DE ARTE COM O MUNDO E COM A HISTÓRIA
RESUMO Baseado na compreensão do artista Marcel Duchamp de que o público conecta a obra artística com o mundo exterior e, ao fazê-lo, contribui para sua incorporação pela história da arte, o presente texto procura delinear a cadeia na qual esse ato de recepção se inscreve. Para isso, recorre a análises provenientes de diferentes campos, a saber, da
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
-
33. TRADUZIR MEMÓRIA: ENTRE O OBJETO DISTRIBUÍDO E A MEMÓRIA MULTIDIRECIONAL
Resumo A ideia de memória de Alfred Gell, presente em seu “Arte e Agência”, que atravessa a biografia da pessoa (entendida não apenas enquanto humana, mas também como o próprio objeto de arte) é posta em diálogo com estudos contemporâneos sobre memória cultural a fim de se debater o papel da tradução na perpetuação do que se quer lembrar. As
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-12
-
34. Anna Maria Maiolino sob a perspectiva da crítica de processo: vestígios da criação
RESUMO O artigo tem o objetivo de discutir a obra de Anna Maria Maiolino sob a perspectiva de seu processo de criação. Será apresentado o contexto acadêmico no qual a pesquisa está inserida, que propõe a crítica de processos de criação como uma abordagem para a arte. Pesquisas que lidam com os registros deixados pelos artistas ao longo de seus percu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-12
-
35. Differences in adherence to COVID-19 pandemic containment measures: psychopathy traits, empathy, and sex
RESUMO O artigo tem o objetivo de discutir a obra de Anna Maria Maiolino sob a perspectiva de seu processo de criação. Será apresentado o contexto acadêmico no qual a pesquisa está inserida, que propõe a crítica de processos de criação como uma abordagem para a arte. Pesquisas que lidam com os registros deixados pelos artistas ao longo de seus percu
Trends Psychiatry Psychother.. Publicado em: 2020-12
-
36. Contribuição a uma reflexão sobre a moral negociada nos estudos da catástrofe-e-representação: arte e dor em Jean-Luc Godard
RESUMO O artigo elege a “juste image” de Godard para uma revisita crítica à tese da irrepresentabilidade da Shoah. Nesse caminho, faz o reconhecimento de uma arte da dor godardiana e da montagem em catástrofe aí envolvida para suspeitar dos argumentos, principalmente cinematográficos, que amparam a referida tese. Quer-se mostrar sua transigência em
Alea. Publicado em: 2020-12