De Verfall e Verkümmerung a Katastrophe: a modernidade em Walter Benjamin

AUTOR(ES)
FONTE

Pandaemonium Germanicum

DATA DE PUBLICAÇÃO

2022

RESUMO

Resumo O objetivo desse artigo é retomar uma série de conceitos-chave e noções de Walter Benjamin - na edição alemã de seus escritos - a partir da hipótese de que, através de seu preceito de den Pessimismus organisieren, há uma passagem do enfoque da modernidade como Verfall e Verkümmerung de capacidades humanas ao seu enfoque como Katastrophe da humanidade e do mundo. Essa passagem, certamente vinculada aos acontecimentos históricos que levam à morte do autor em 1940, inicia-se com as discussões sobre Vermögen e Wahrnehmung e conclui-se com as teses sobre Begriff der Geschichte. E entre o início e a conclusão estão reflexões pertinentes à abordagem de “Untergang des Subjekts” (ADORNO 2011: 241) e de Massenproduktion em geral e na arte: Erfahrung, Phantasievorstellung, Potenz, Erinnern, Gedächtnis, Erzählen, Lyrik e Aura. Sendo assim, é necessário investigar a passagem de Verfall e Verkümmerung a Katastrophe através de quatro ensaios sobre Sprache, dos principais escritos pertinentes a Untergang des Subjekts e Massenproduktion (Passagen-Werk, “Der Erzähler”, Charles Baudelaire e ensaios sobre a obra de arte e a fotografia) e das teses de “Über den Begriff der Geschichte”. Cabe, por fim, considerar que, em todo esse processo, Benjamin não deixa de tratar de Hilfsmittel para Vertiefung der Apperzeption.

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