Objetos Digitais De Aprendizagem
Mostrando 1-12 de 48 artigos, teses e dissertações.
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1. Contexto Formativo de Invenção Robótico-Matemática: Pensamento Computacional e Matemática Crítica
Resumo Neste artigo buscamos identificar e compreender as características do contexto formativo em Matemática de estudantes quando produzem jogos digitais e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pelas ideias da metodologia qualitativa de pesquisa, interagimos com alunos do Ensino Médio visando a co
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Publicado em: 2022
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2. Processo de Produção de Materiais Didáticos Bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos
RESUMO o presente artigo tem como objetivo apresentar as diversas etapas de produção de materiais didáticos bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analisadas em seus aspectos teóricos e técnicos (pré-produção, tradução e pós-produção), com a descrição dos princípios da aprendizagem multimídia vinculados à concepç�
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2018-03
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3. Potencial educativo dos mapas de tópicos e objetos de aprendizagem para aprendizagem móvel na sociedade do conhecimento
O objetivo deste trabalho é apresentar os mapas de tópicos como um modelo de representação e gestão de conteúdos educacionais digitais e objetos de aprendizagem para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais baseado nos fundamentos da aprendizagem móvel, um modelo educativo de aprendizagem ideal numa sociedade do conhecimento. Para isso, aval
Transinformação. Publicado em: 2015-12
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4. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia
Esta pesquisa se propõe a avaliar objetos de aprendizagem (OAs) digitais relacionados à temática "sistema digestório" a partir de alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para a análise, selecionaram-se OAs de fácil acesso, livres de custos ao usuário final, apresentados em língua portuguesa e adequados a alunos do E
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2014-12
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5. Integração do MOODLE com repositórios abertos
Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir, nesses amb
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2013-03
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6. SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências. / SEEALL: interactive support system planning and monitoring of competence based learning.
O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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7. O design como mecanismo facilitador da aprendizagem na educação a distância
Da correspondência ao ensino online, a Educação a distância ganhou, cada vez mais, destaque e reconhecimento no universo educacional e, atualmente, tem chamado a atenção para novas formas de construção do conhecimento, através das tecnologias digitais. Isso pode ser percebido nas características do material didático utilizado nos cursos de EAD atu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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8. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital
O anseio em tornar a aprendizagem mais fácil e acessível, aliado à ampla disseminação no uso dos repositórios digitais, dá origem aos chamados repositórios educacionais digitais. Estes repositórios são sistemas de informação que permitem o aproveitamento e reutilização de objetos educacionais, de diferentes idiomas e formatos. O presente trabal
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2011-09
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9. Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem e estratégias para a aprendizagem das operações com números positivos e negativos
Publicado em: 2011
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10. O campo multiplicativo a partir do fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem e estratégias para a aprendizagem das operações com números positivos e negativos / The multiplicative field from the formula (-1) : developing strategies for operations with positive and negative numbers
Publicado em: 2011
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11. Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem / Opiniones de estudiantes de enfermería cuanto el trabajo en grupo con apoyo de la informática / Undergraduated nursing students’ opinion about group work in online project
Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevista
Publicado em: 2011
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12. Análise técnica e pedagógica de metadados para objetos de aprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem visa que sujeitos-professores promovam o ensino a alunos, com o objetivo que eles adquiram um conhecimento. Entretanto, este processo é influenciado por diversas variáveis: estrutura curricular, perfil dos alunos, direção e coordenação pedagógica, corpo docente, comunidade onde estão inseridos, duração e planejamen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011