Notacao Musical
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Musicografia Lima: uma forma simples de aprender e ensinar música para cegos e pessoas com baixa visão
A tarefa de aprender música, para uma pessoa com deficiência visual, é bem mais complexa. Além da complexidade do Código Braille para música (Musicografia Braille), existem poucas pessoas capacitadas a ensinar música por meio dele. Este livro apresenta uma solução que busca tanto simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo, como, também, tornar o ensino de notação musical e o aprendizado mais atrativos, exigindo das pessoas com deficiência visual, cegos e seus assistentes, um menor esforço, menor tempo e menor dedicação.
Autor(es): Lima, Sandra Fernandes de Oliveira; Lima, Luciano Vieira; Yamanaka, Keiji
EDUFU. Publicado em: 2018
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2. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
RESUMO O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e
Psic.: Teor. e Pesq.. Publicado em: 23/03/2017
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3. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa
Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais �
Per musi. Publicado em: 2015-06
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4. Opções interpretativas nas Cartas celestes I de Almeida Prado : a flexibilidade na realização da notação
O objetivo desta pesquisa é realizar um memorial da construção de uma interpretação das Cartas Celestes I de Almeida Prado, que consiste em um relato das dúvidas interpretativas surgidas durante o processo de preparação da performance e das escolhas de realização, investigando os possíveis fatores que levaram a essas decisões. Como subsídios par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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5. O sentido e o significado da notação musical das crianças
A pesquisa aborda a subjetividade presente no fazer musical infantil. De modo específico, busca compreender os processos que geram sentido e significado nas notações musicais, de um grupo de nove crianças, com idade entre 4 a 6 anos. As crianças participantes são alunos regulares de Musicalização, do Curso Básico de Música, da Fundação Municipal
Publicado em: 2010
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6. O sentido e o significado da notação musical das crianças
A pesquisa aborda a subjetividade presente no fazer musical infantil. De modo específico, busca compreender os processos que geram sentido e significado nas notações musicais, de um grupo de nove crianças, com idade entre 4 a 6 anos. As crianças participantes são alunos regulares de Musicalização, do Curso Básico de Música, da Fundação Municipal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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7. Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições / The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions
Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Ar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2009
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8. PENSAMENTO SIMBÓLICO E NOTAÇÃO MUSICAL / SYMBOLIC THOUGHT AND MUSICAL NOTATION
Esta dissertação visa caracterizar a notação musical enquanto sistema representacional em que opera um tipo de pensamento simbólico. Nesse sentido, as operações realizadas nessa notação são entendidas como pura manipulação de signos, sem a necessária consideração do designado. Entretanto, essa caracterização se defronta com a pergunta pela p
Publicado em: 2009
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9. Estudo comparativo entre edições práticas e edições urtext de sonatas para piano de Joseph Haydn
This study investigated practical and Urtext editions of the piano sonatas by Joseph Haydn (1732-1809), departing from differences in the notation and interpretation of articulations and ornaments. Chapter I presents the review of literature on notation and instrument interpretation in the eighteenth century; Chapter II presents the piano sonatas by Haydn an
Publicado em: 2009
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10. Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o sé
Publicado em: 2008
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11. Rumo a um ambiente de prototipação sonora cooperativa na web
Esta dissertação faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Computação Musical da UFRGS e está baseada na crença que é possível fomentar cada vez mais o interesse das pessoas pela música, usando formas alternativas para experimentação sonora e incentivando a interação entre usuários. A partir desta idéia, chega-se ao projeto do CODES - C
Publicado em: 2007
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12. O uso da scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco : transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss
Este trabalho visa analisar os problemas envolvidos na transcrição para o violão de obras compostas para alaúde barroco. São discutidas as diferenças entre os dois instrumentos relacionados à notação, número de cordas e afinação. É também apresentado um histórico do uso de scordatura nos diversos instrumentos de corda. São analisadas as carac
Publicado em: 2007