Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições / The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2009

RESUMO

Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Art of Musick (Londres, 1749), The Art of Playing on the Violin (Londres, 1751), assim como transcrições da obra para o violino e para o cravo. Estes proporcionaram a base para discussões de caráter prático referentes à ornamentação e à condução do arco. As Sonatas Op. V se destacam dentro do repertório italiano do século XVIII para o violoncelo, por sua densidade musical e sua notação minuciosa. Assim, a investigação dos artifícios composicionais empregados por Geminiani, a contextualização histórica e biográfica da obra, somadas aos preceitos contidos nos tratados do autor, foram determinantes para a compreensão de seu gosto - termo empregado na época estreitamente associado ao estilo, conhecimento e julgamento. O exame dos recursos composicionais empregados por Geminiani no Op. V revelam uma reunião de gostos distintos - estilo patético, francês, italiano - harmonizados na forma híbrida constituída pela Sonata da Chiesa e Sonata da Camara. Estão representados também formas e estruturas composicionais como: música de dança, forma de concerto, contraponto e homofonia. Concomitantemente, observamos a adaptabilidade do compositor que, considerado um "embaixador" da escola italiana nos países onde viveu - Inglaterra, França, e Irlanda - não se ateve somente a ela. No século XVIII, o pioneirismo e a produção musical italiana do repertório e da execução dos instrumentos da família do violino foram reverenciados e adotados como modelo para os outros países. Entretanto, Geminiani caminha em uma direção independente da maioria dos seus contemporâneos, adotando em suas composições caracteres musicais de outros países, sem abandonar por completo as convicções da escola italiana no que tange à execução e ao ensino de seu instrumento. A conclusão é de que as Sonatas Op. V expõem inúmeros recursos idiomáticos do instrumento e apresentam sua adaptabilidade aos gostos vigentes na época. No entanto, a sua interpretação deve ser fundamentada na escola italiana de execução, a qual é defendida por Geminiani com inabalável convicção. Palavras-chave: Geminiani, Sonatas para violoncelo, Gosto, Interpretação, Crítica

ASSUNTO(S)

sonatas para violoncelo gosto interpretação critica taste performance critics geminiani francesco

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