Negros Cancoes E Musica
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição
O objetivo maior do artigo é trazer para o campo dos estudos históricos do pós-abolição uma recente reflexão sobre o legado da canção escrava - ou do "som do cativeiro" - nos Estados Unidos e no Brasil. A estratégia, mais do que evidenciar as conhecidas diferenças entre os dois países, é destacar os possíveis diálogos e aproximações em torno
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
-
2. Moacir Santos, seus ritmos e modos: "coisas" do ouro negro / Moacir Santos, its rhythms and modes, "things" black gold
O objetivo desta dissertação é abordar e analisar a música do compositor Moacir Santos, especificamente em dois elementos: ritmo e procedimentos modais. São aspectos presentes em seu processo composicional que argumento associarem-no de maneira ampla a um conceito de africanidade, categoria cultural intimamente vinculada à sua música e aos contextos e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
3. Música e movimento negro: em direção à diáspora
O objetivo desse trabalho foi o de identificar as razões pelas quais músicos negros no Brasil enfatizam categorias raciais em algumas de suas letras. As relações sociais racializadas no Brasil possuem o entendimento, a partir da interpretação de Gilberto Freyre, da existência de uma homogeneidade mestiça (mestiçagem) por meio de uma trajetória cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2011
-
4. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
-
5. Pletora de alegria: a aventura frustra e reluzente do país mulato na poesia de Caetano Veloso / Plethora of joy: the adventure frustates and shiny of the mulatto country in the Caetano Veloso s poetry
A modern and conceptual creator, Caetano Veloso works with numerous references, of the order of the song, literature and the arts in general, contacting the cultural memory of the country, putting this memory in crisis. Under the perspective "Zabé come Zumbi, Zumbi come Zabé" Caetano performs mixing and the cannibalism theory and aesthetics that represents
Publicado em: 2010
-
6. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX
Refletindo sobre as relações entre música e educação no Brasil numa perspectiva de longa duração histórica observa-se na produção dessas relações objetivos notadamente civilizadores. O conteúdo dessa afirmação pode ser verificado na catequização dos gentios, durante a primeira fase do período colonial; nas práticas musicais de negros e mul
Publicado em: 2004
-
7. A polifonia do protesto negro: movimentos culturais e musicalidades negras urbanas - anos 70/80 - Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro
Este trabalho visa interpretar as práticas culturais urbanas nos anos 70/80, tomando as canções e discos como registro histórico e identificando na produção musical negra e engajada uma multiplicidade de noções de pertencimento à ancestralidade africana. Localiza nas canções as reelaborações do passado dos afro-descendentes, ressignificões de s
Publicado em: 2000