Moacir Santos, seus ritmos e modos: "coisas" do ouro negro / Moacir Santos, its rhythms and modes, "things" black gold
AUTOR(ES)
Alexandre Luís Vicente
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/04/2012
RESUMO
O objetivo desta dissertação é abordar e analisar a música do compositor Moacir Santos, especificamente em dois elementos: ritmo e procedimentos modais. São aspectos presentes em seu processo composicional que argumento associarem-no de maneira ampla a um conceito de africanidade, categoria cultural intimamente vinculada à sua música e aos contextos e desenvolvimentos da música brasileira e jazz na década de 1960, momento que inicia sua produção no Brasil e Estados Unidos. Quanto ao repertório, foco na seleção de composições compiladas e regravadas no CD duplo Ouro Negro, lançado em 2004. Como metodologia, as análises buscam em um primeiro momento debater trechos, seguidos de exemplos maiores e elaborações mais intensas ao fim. Neste sentido, o objetivo é utilizar a análise musical de modo a dedicar atenção aos pontos mais significativos e de interesse em um amplo repertório, ao invés de esgotar integralmente as músicas em todas suas particularidades
ASSUNTO(S)
análise musical ritmo modos africanidade santos, moacir música popular brasil rítmo (música) moacir santos negros canções e música musica moacir santos musical analysis rhythm modes africaneity
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2925Documentos Relacionados
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