Negatividade Filosofia
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. O demoníaco no romance Eduard Allwills Briefsammlung de Friedrich Jacobi
Resumo As contribuições literárias de Friedrich Heinrich Jacobi foram muito reduzidas às querelas filosóficas nas quais o autor participou. Contudo, Jacobi publicou dois importantes romances que, além da boa acolhida recebida em sua época, dialogaram fortemente com as tendências da época. O presente artigo visa analisar de que maneira o primeiro des
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2023
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2. Sobre a negatividade conceitual do sentimento ou a filosofia schopenhaueriana da linguagem
Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento (Gefühl). O con
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
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3. Ética e estética da alteridade em Horkheimer, Adorno e Freud: comentários a partir de “elementos do anti-semitismo” e “o inquietante”
Ao adotar como foco inicial a referência, feita por Horkheimer e Adorno em "Elementos do Anti-Semitismo: limites do esclarecimento", ao texto de Freud denominado "O Inquietante", o presente trabalho pretende estabelecer alguns pontos de contato entre si no que se refere ao importante campo de estudos voltado ao preconceito. Nestes termos, propõe uma ética
Psicol. Soc.. Publicado em: 2014-08
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4. DOSTOIEVSKI: TRAGIC CONSCIOUSNESS AND THEOLOGICAL CRITIQUE OF MODERNITY: UNDERGROUND, TRAGEDY AND THEOLOGICAL NEGATIVITY / DOSTOIÉVSKI: CONSCIÊNCIA TRÁGICA E CRÍTICA TEOLÓGICA DA MODERNIDADE: SUBTERRÂNEO, TRAGÉDIA E NEGATIVIDADE TEOLÓGICA
A tese quer demonstrar os fundamentos teológicos que determinaram a obra romanesca de F. Dostoiévski. Partindo dos rastros da longa tradição de comentadores religiosos de sua produção literária, como V. Ivanov, N. Berdiaev, P. Evdokimov, o trabalho identifica na obra de Dostoiévski uma teologia que encontrou na tragédia, e não na filosofia clássic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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5. A querela do declínio do simbólico: perspextivas e impasses do pensamento de Slavoj iek / The dispute on the decline of the symbolic: views and deadlocks on Slavoj ieks thinking
Esse estudo tem por objetivo principal analisar as reflexões do filósofo e psicanalista teórico esloveno Slavoj iek acerca dos impactos subjetivos das transformações normativas ocorridas no Ocidente nos últimos cinqüenta anos. O problema do chamado declínio do Simbólico passou a ser amplamente discutido pela comunidade de psicanalistas lacanianos na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/06/2012
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6. The destinal question of language
Como nós podemos pensar o lugar destinal da linguagem na condição essencialmente histórica de nossa existência se tal historicidade não pode ser entendida com base apenas no trabalho da negatividade? Faz-se aqui a tentativa de pensar a linguagem de um modo mais originário, como finitude não negativa, que afirma o que se encontra fora do fechamento di
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2011-06
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7. A negatividade enquanto estrutura ontológica da existência segundo Heidegger / Negativity as the ontological structure of existence according to Heidegger
A presente dissertação tem por objeto o tema da negatividade ontológica constitutiva da existência humana na obra Ser e Tempo de Martin Heidegger. Na primeira parte é analisada as descrições efetuadas por Heidegger na primeira seção de Ser e Tempo sobre a dinâmica existencial do homem compreendido como ser-aí (Dasein). Nesse primeiro momento é ev
Publicado em: 2011
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8. Negatividade e participação: a influência do Pseudo Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino - teologia, filosofia e educação / Negativity and participation: The influence of Pseudo-Dionysius Areopagite on Thomas Aquinas: Theology, Philosophy and Education.
Este trabalho sustenta que o teólogo cristão do início do século VI conhecido como Pseudo Dionísio Areopagita exerce profunda influência no pensamento do teólogo e filósofo medieval Tomás de Aquino (1225-1274). Essa influência se dá principalmente em dois temas fundamentais da filosofia tomasiana: negatividade e participação. Negatividade diz re
Publicado em: 2009
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9. Melancolia e crítica em Carlos Drummond de Andrade
Este trabalho aborda a temática da melancolia e a questão da negatividade atribuídas à poesia de Carlos Drummond de Andrade. Tais tópicos orientam o estudo das relações estabelecidas entre o poeta - sua prática artístico-intelectual - e o mundo moderno. A partir das reflexões de Sigmund Freud e Walter Benjamin, o conceito de melancolia é retomado
Publicado em: 2009
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10. Percepção e inteligência na filosofia de Bergson
A questão que elegemos aqui, como via de acesso ao pensamento do autor, interroga pela natureza do sujeito empírico. Para examiná-la em seu detalhe, foi preciso empreender uma dupla investigação: da estrutura da percepção e da inteligência. No estudo da percepção, constatamos que Bergson inverteu o paradigma da tradição e pensou a experiência se
Publicado em: 2009
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11. O amor é mais frio que a morte: negatividade, infinitude e indeterminação na teoria hegeliana do desejo
Trata-se de mostrar como a experiência de indeterminação que se manifesta fenomenologicamente através das temáticas da angústia e da confrontação com a morte tem papel fundamental para a configuração do processo de reconhecimento na filosofia hegeliana. Levar em conta tal importância pode nos explicar melhor as peculiaridades do conceito hegeliano
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2008
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12. Filosofia à sombra de Auschwitz : elementos de uma hermenêutica da (des)esperança no pensamento de Theodor W. Adorno
Um estudo sobre o pensamento de Theodor W. Adorno, que destaca as suas características como filosofia. Trata-se de uma filosofia consciente de seu exercício debaixo de uma sombra catastrófica que tudo cobre, inclusive ela própria; e que gira em torno de um núcleo vazio, nomeável só pela negação dos nomes: Auschwitz. Nestas condições, a filosofia v
Publicado em: 2008