Narrativas Oral E Escrita
Mostrando 13-24 de 47 artigos, teses e dissertações.
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13. Metáforas vividas : letra e voz nas narrativas orais urbanas da Restinga
Este trabalho refere-se à análise de metáforas, provérbios e outras expressões nas narrativas orais urbanas dos narradores da Restinga, zona periférica de Porto Alegre. A perspectiva principal é demonstrar a natureza criativa dos narradores. Essa natureza é inerente a todo indivíduo, embora nem todos a desenvolvam plena ou parcialmente. Uma das cara
Publicado em: 2010
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14. Práticas de leitura em Cajazeiras PB (1930 a 1950): memórias de ex-professoras
A presente dissertação tem por objetivo caracterizar práticas de leitura em Cajazeiras no período compreendido entre 1930 a 1950. Para alcançar o intuito proposto, a pesquisa está fundamentada na perspectiva teórico-metodológica da Nova História Cultural e adota como metodologia fundamental a história oral. Assim, por meio de entrevistas realizadas
Publicado em: 2010
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15. A arte das narrativas orais urbanas : performance, história, memória e ficção
Nesse trabalho é estudada a importância das narrativas orais ao longo dos tempos e o modo como elas exercem um papel fundamental na vida dos indivíduos. É destacada a relação entre a oralidade e a escrita. Um ponto a ser abordado é o espaço destinado à oralidade no ensino escolar, indicando formas de inserir a prática de contar oralmente no espaço
Publicado em: 2010
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16. Objetivos e conteúdos no ensino de física para adultos: um estudo de caso
A dissertação traz aprendizados, produções e resultados do estudo junto a uma turma com alunos adultos do Ensino Médio noturno de uma escola de ensino regular, na zona oeste de Natal-RN. Atuando como docente de Física, há um ano, na turma, cuja faixa etária dos alunos é entre 17 e 65 anos, sentíamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento so
Publicado em: 2010
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17. Narrativas pessoais : uma experiência didática de escrita em inglês sob a aprendizagem implícita e explícita. / Personal narratives - a didactic experience of writing in English under implicit and explicit instruction.
The theme of this work is personal narrative as an element of English teaching. Personal narratives are a very frequent type of genre in our oral day-today interactions. These oral narratives have the constant presence of certain elements in their internal structure, which are usually incorporated by written narratives. Therefore, the objective of this work
Publicado em: 2009
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18. Beleza no cotidiano : poesia e performance na voz de um narrador urbano
Reúno a perspectiva da performance, a teoria da enunciação de Benveniste e os gêneros do discurso de Bakhtin para refletir acerca das circunstâncias de produção da narrativa oral - tudo o que envolve o ato enunciativo de performance - de um narrador no bairro Restinga, periferia de Porto Alegre, Brasil. Na confrontação e aprendizagem com o campo, in
Publicado em: 2009
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19. Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana
O tema de pesquisa, Consciência Espiritual e Social na Escola: processo educativo necessário para a Formação Humana, foi desenvolvido a partir do problema Quais são as contribuições das práticas de vivências de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente do contexto escolar?. Teve como objetivos: a)
Publicado em: 2009
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20. Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial
Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa "Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento", focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciado pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da co
Linguagem em (Dis)curso. Publicado em: 2008-12
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21. Resistência e performance na arte de João Cota
Pesquisar sobre a arte de contar e as histórias contadas por João Cota é, de certo modo, encontrar-se com a tradição oral e a prática social de contar, considerando, sobretudo, a resistência que essa arte exerce na atualidade, utilizando-se da performance na transmissão e recepção orais dos contos. Estudar essa prática é contribuir para permanên
Publicado em: 2008
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22. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008
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23. Uma autora, cinco contos, muitas vozes: um estudo das vozes na narrativa de Karen Blixen
O corpus deste trabalho é constituído pela análise das múltiplas vozes que se fazem ouvir por meio dos discursos das personagens nos cinco contos de Anedotas do Destino, de Karen Blixen. Cada voz pode representar uma ou mais possibilidades de expressão, como a voz autobiográfica, a voz simbólica, ou ainda, a voz estatutária, revelando significados e
Publicado em: 2008
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24. Entre a dor de ser "cigano" e o orgulho de ser romà : aproximação à literatura romani e a auto-representação dos romà em duas obras de Jorge Nedich
Este estudo aborda o advento de uma literatura escrita no contexto de uma cultura tradicionalmente oral e a ascensão dos romà (ciganos) como sujeitos de suas narrativas. A etnia foi abundantemente representada na literatura do outro não-romà de forma estereotipada. Difundiram-se imagens negativas, pautadas por estigmas, que contribuíram para a solidific
Publicado em: 2008