Narrativas De Ficcao
Mostrando 1-12 de 184 artigos, teses e dissertações.
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1. Eva Perón no imaginário argentino: entre a história e a ficção
Resumo O presente artigo propõe-se a refletir sobre como transbordam os gêneros na construção das narrativas e sua participação na conformação de um mito no imaginário político: o mito de Evita Perón. Busca-se discutir o que compõe os relatos da ficção e da história na representação da realidade. O trabalho divide-se em quatro partes: efeito
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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3. A psicopatologia da pandemia: literatura, ciência, política
O contexto da atual pandemia tanto nos remete a pestes e pragas do passado quanto nos interroga acerca das possíveis transformações sociais que serão - ou não - produzidas. Encontramos na história da literatura ocidental diversos testemunhos do impacto desses flagelos vividos pela humanidade na forma de narrativas ficcionais. Nessas, a forma metafóric
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-09
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4. Do fingimento à imaginação moral: diálogos entre história e literatura
Resumo: O texto explora as relações entre história e ficção, a partir de registros da historiografia, da ficção e da teoria e crítica literárias, buscando encontrar convergências e definir limites, problemas e possibilidades de diálogo entre as duas formas narrativas. Recorre, para tanto, a três eixos analíticos: o lugar do leitor e da leitura;
Tempo. Publicado em: 2020-04
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5. TRUNCAR DE AIRES: A FLOR ETERNA
Resumo Este texto visa analisar as ligações entre Esaú e Jacó e o Memorial de Aires, inseparáveis do vínculo entre Machado de Assis, o Editor e o Conselheiro Aires. Para entender esses vínculos é fundamental distinguir noções como livro, romance e narrativa. O livro é o objecto que contém o texto. O romance é a ficção que apresenta a narrativa
Machado Assis Linha. Publicado em: 25/11/2019
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6. Corpo infectado/corpus infectado: aids, narrativa e metáforas oportunistas
Resumo: A constante presença do corpo nas narrativas de aids (e a consequente problematização do seu status ontológico) é apenas uma recorrência temática, ou estaria ligada a processos metafóricos e alegóricos que apontam para uma discussão para além da corporeidade humana? Mais do que isso, constantes em todas as narrativas de aids são a urdidur
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 23/09/2019
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7. A personagem e o espaço na ficção de Lygia Fagundes Telles
Resumo Em mais de uma ocasião, Lygia Fagundes Telles recorre à figuração simbólica do espaço para instaurar um caráter insólito em suas narrativas. Em contos como “O encontro”, “Venha ver o pôr do sol” e “A caçada”, há sempre uma atmosfera de mistério e de apreensão que resulta da inter-relação entre personagem, espaço e linguagem
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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8. O antropoceno e a antropo-cena pós-humana: narrativas de catástrofe e contaminação
Resumo Um número crescente de pesquisas sobre o humano tem tido a atenção voltada para trabalhos na área biotecnológica, em busca de uma compreensão contemporânea dos atributos humanos, tradicionalmente associados ao abstrato, ao filosófico. Não obstante seu emprego predominante e indiscutível imbricamento na área da geologia, o termo “antropoce
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-08
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9. DINÂMICA DA MEMÓRIA: LEITE DERRAMADO E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Resumo Partindo do pressuposto de que a memória é um dos fundamentos da literatura, o artigo compara Leite derramado, de Chico Buarque, com Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A análise explicita semelhanças e diferenças entre esses romances memorialísticos, relativas a aspectos temáticos e composicionais, e comprova que ambos com
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-08
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10. Escritas do vento sul: entrevista com Vilma Arêas
“Não se pode lê-los como romance, uma página depois da outra. Não dá. Exigem a pausa, a concentração, a releitura, o convívio com o texto. Convívio lento como no amor” Tais são as palavras de Vilma Arêas acerca de sua preferência pela feitura de contos. De fato, é assim que leitor se vê diante de seus textos ficcionais. Narrativas breves, s
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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11. Crimes do texto, crimes verdadeiros:a máfia na voz de Leonardo Sciascia
RESUMO Nas entrevistas ou nos pronunciamentos parlamentares que realizou - assim como em sua ficção - o escritor siciliano Leonardo Sciascia denunciou incessantemente a máfia. Para ele, a hegemonia do crime organizado e suas articulações na política institucional impediam o acesso à verdade e à justiça. Coerentemente, suas peculiares narrativas poli
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 27/04/2017
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12. Depois do sujeito: formas narrativas contemporâneas e vida impessoal
resumo Alguns textos recentes da literatura brasileira propõem como protagonistas uma experiência descentrada e impessoal que já não se manifesta na história de um sujeito presente ante si mesmo, pleno de interioridade e de propriedades, mas que, pelo contrário, escolhe as relações e o espaço entre seres e coisas - o intervalo - como matéria prima
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04