Narrativas Contemporaneas
Mostrando 13-24 de 113 artigos, teses e dissertações.
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13. Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto
2º lugar no 6º Prêmio ABEU 2020 na categoria Linguística, Letras e Artes. Este livro apresenta um percurso de reflexão desenvolvido em torno dos paradigmas críticos e dos repertórios bibliográficos que pautam os estudos pós-coloniais. Convocando os projetos literários de autores como João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Chinua Achebe, Mia Couto, Ruy Duarte de Carvalho, M. G. Vassanji, NoViolet Bulawayo, Arménio Vieira e Abdulai Sila, surgem possibilidades comparativas insólitas, das quais resultam novos pontos de partida para o campo de estudo das literaturas africanas contemporâneas. Elena Brugioni é professora licenciada em Letras Modernas. Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico, Teoria Pós-colonial e Literatura Comparada. Seus atuais interesses de pesquisa se debruçam sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspetiva pós-colonial comparada.
Autor(es): Brugioni, Elena
Editora da Unicamp. Publicado em: 2019
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14. Cuidado nos tempos de Zika: notas da pós-epidemia em Salvador (Bahia), Brasil
Este artigo traz uma reflexão sobre a pós-epidemia do vírus Zika por meio das narrativas de mães de crianças nascidas com más-formações neurológicas associadas ao vírus na Bahia. A partir de 11 entrevistas semiestruturadas com mães e pais cujos filhos fazem atendimento em um centro de referência estadual em reabilitação e em diálogo com teoriz
Interface (Botucatu). Publicado em: 2018-09
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15. A relação pai e filho embalada pela síndrome de Down em O filho eterno e Mallko y papá
resumo A literatura, como observa o narrador da obra O filho eterno, de Cristóvão Tezza, não trouxe à cena protagonistas com síndrome de Down. Personagens com essa síndrome quase nunca foram retratados nas narrativas literárias. Diante dessa constatação, o presente artigo tem como finalidade fazer a aproximação de duas obras literárias contempor�
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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16. O envelhecer e a morte: leituras contemporâneas de psicologia social
Resumo O presente texto busca situar os cenários do envelhecer e da morte nas sociedades contemporâneas, com base em análises e interpretações da psicologia social. Ao tempo em que se descortinam processos e escolhas do idoso, diante de instituições e padrões de interação social em rápida transformação, o artigo aborda aspectos sociais e cultura
Rev. bras. estud. popul.. Publicado em: 10/07/2018
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17. MÍDIAS SOCIAIS: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DE SI DE ADOLESCENTES
RESUMO O objetivo deste estudo é compreender como o espaço digital permite a construção de narrativas de si para adolescentes, evidenciando novas estratégias de sociabilidade contemporâneas, a partir de uma aproximação teórica bakhtiniana. Trata-se de uma investigação exploratória e de inspiração etnográfica. Os participantes da pesquisa foram
Psicol. Soc.. Publicado em: 07/06/2018
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18. As narrativas fundamentais do mito do desenvolvimento econômico e o neodesenvolvimentismo brasileiro
Resumo O objetivo deste artigo é o de interpretar as mais conhecidas teorias do desenvolvimento econômico a partir da premissa de que se trata de narrativas míticas contemporâneas e, consequentemente, o neodesenvolvimentismo como uma mistura não necessariamente original dessas estórias. Faz-se uso da interpretação semiótica realizada por Roland Bart
Rev. Adm. Pública. Publicado em: 2018-06
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19. Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios
RESUMO Esse texto questiona as disputas contemporâneas em torno da sexualidade e do gênero nas discussões dos planos nacional, estadual e municipal de educação. Abordam-se, sobretudo, as batalhas narrativas em torno da presença dos conteúdos da igualdade de gênero e da diversidade sexual na educação brasileira, aspectos que se tornaram o centro de
Educ. rev.. Publicado em: 2017-12
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20. Aos passos com b-boys: individuações e reflexividades de uma prática
RESUMO Este ensaio resulta de interlocuções com ativistas do hip-hop e atenta aos debates sobre os processos de individuação vivenciados nas relações sociais contemporâneas. Propõe-se a problematizar como a prática de breakdance tem contribuído à individuação identitária de dançarinos do Restinga Crew, grupo atuante em Porto Alegre, Rio Grande
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 09/10/2017
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21. Pode a beleza salvar o mundo? Estética, capitalismo e o encantamento do mundo
Resumo Esta resenha destaca as principais características apresentadas na obra A estetização do mundo. A ênfase aqui recai nos aspectos do capitalismo artista e em como esse fenômeno se configura na sociedade por meio de narrativas, representações e símbolos da cultura e das mídias contemporâneas.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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22. A justaposição do pós-humano e do transumano no gênero distopia: uma análise das trilogias Divergente e A 5ª Onda
Resumo: O presente artigo busca discutir como as correntes transumanistas e pós-humanistas ressignificam o componente humano em distopias contemporâneas. Neste sentido, buscar-se-á cotejar as trilogias Divergente e A 5ª onda, duas narrativas sintomáticas do momento político e social atual do ocidente, porém distintas quanto às suas imputações filos
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-08
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23. O silêncio dos inocentes: o papel dos animais em narrativas expositivas
RESUMO Os animais são entidades polissêmicas que se tornaram objetos de museus tão cedo as coleções surgiram. Neste trabalho, o animal é entendido como interface entre duas áreas: enquanto objeto de estudo da zoologia e também como musealia. Discutem-se, então, as funções comunicativas exercidas por animais em exposições contemporâneas de museu
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-08
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24. Depois do sujeito: formas narrativas contemporâneas e vida impessoal
resumo Alguns textos recentes da literatura brasileira propõem como protagonistas uma experiência descentrada e impessoal que já não se manifesta na história de um sujeito presente ante si mesmo, pleno de interioridade e de propriedades, mas que, pelo contrário, escolhe as relações e o espaço entre seres e coisas - o intervalo - como matéria prima
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04