Musica Popular Brasileira Teses
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
2. A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto
Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
3. Produção fonoaudiológica sobre voz no canto popular
OBJETIVO: Apresentar revisão bibliográfica sobre a produção científica brasileira da Fonoaudiologia na última década referente à voz no canto popular, quanto ao número de publicações, gêneros musicais estudados, enfoques atribuídos e instrumentos de coleta de dados utilizados. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Estudo descritivo transversal realizado em d
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-12
-
4. Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
No trabalho apresentado pretendeu-se comprovar que as canções analisadas dos compositores Geraldo Vandré, Sérgio Ricardo e Raul seixas podem ser entendidas como canção-panfleto uma vez que tais composições apresentam argumentos políticos e sociais, na tentativa de conscientização do ouvinte. As canções representariam, ainda, a visão de mundo ar
Publicado em: 2010
-
5. Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira
Este trabalho tem como proposta investigativa a análise de como a música tem sido problematizada como documento histórico e recurso didático de significativa potencialidade, sobretudo no ensino da História afro-brasileira presente nos livros didáticos. A análise prioriza os Livros Didáticos de História melhor aprovados e mais adotados pelos professo
Publicado em: 2009
-
6. Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo
Esta dissertação apresenta um estudo analítico e interpretativo sobre as canções Foi Bôto,Sinhá!, Uirapuru, Nayá e Japiim, para voz e piano. Essas quatro canções foram compostas por Waldemar Henrique (1905 1995) e são parte integrante da série Lendas Amazônicas. Apresenta uma discussão sobre o fato de a música de W. Henrique se posicionar entr
Publicado em: 2009
-
7. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008
-
8. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007
-
9. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007
-
10. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007
-
11. Espaços contemporâneos de consagração e disseminação da Literatura Brasileira
Este livro é um estudo sobre três espaços contemporâneos de disseminação e consagração da Literatura Brasileira: a música popular brasileira; os meios de massa; e a escola e a Academia Brasileira de Letras. A partir da coleta e análise de dados sobre a divulgação de autores e obras nesses espaços, observamos o tipo de literatura consumida em cad
Publicado em: 2006
-
12. Lirismo dramático: vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Hollanda
Esta dissertação tem por objetivo de pesquisa as canções de Chico Buarque de Hollanda sob a perspectiva semiótica, na qual literatura e música entrelaçam, propiciando o estudo da canção popular atrelado a conceitos pertinentes, até então, à literatura. As composições de Chico Buarque atendem a tal proposta, uma vez que nelas se percebe cuidados
Publicado em: 2006