Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
AUTOR(ES)
Bruno Viveiros Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira: a moderna canção popular e o pensamento republicano. Com esse intuito, foram utilizados os instrumentos metodológicos da história das idéias para analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da esquina e o contexto político no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando o resgate de certos princípios, idéias e valores próprios à esfera do interesse público como liberdade e amizade.
ASSUNTO(S)
650 4 história teses. 650 4 música brasil história e crítica teses 650 4 música popular brasil história e crítica teses
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-84FSDKDocumentos Relacionados
- A sonoridade especifica do Clube da Esquina
- O caso do Som Imaginário: contracultura, experimentação e indústria fonográfica entre as décadas de 1960 e 1970
- Amizade, idoso e qualidade de vida: revisão bibliográfica
- Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
- Amizade, Diferença e Educação: reflexões a partir de Zygmunt Bauman