Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo
AUTOR(ES)
Isabela de Figueiredo Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação apresenta um estudo analítico e interpretativo sobre as canções Foi Bôto,Sinhá!, Uirapuru, Nayá e Japiim, para voz e piano. Essas quatro canções foram compostas por Waldemar Henrique (1905 1995) e são parte integrante da série Lendas Amazônicas. Apresenta uma discussão sobre o fato de a música de W. Henrique se posicionar entre a música erudita e a popular e sobre a questão de as Lendas Amazônicas serem realmente uma série ou um ciclo de canções, concluindo que são uma série. Mostra, a partir de exemplos de gravações e de depoimentos de Waldemar Henrique, a importância de se fazer um estudo sobre o significado do texto das canções desse compositor, para não se cometerem equívocos ao executá-las. Trata sucintamente sobre impostação vocal, dicção e pronúncia na música erudita brasileira de câmara. Apresenta análises literária, musical e auditiva de gravações das canções mencionadas, fornecendo subsídios para uma interpretação coerente. Apresenta uma primeira edição da partitura da canção Japiim, pois a partitura original encontra-se em manuscrito, em más condições e de difícil acesso. Esta dissertação mostra ainda uma nova edição de Nayá.
ASSUNTO(S)
musica teses. canções folclóricas brasileiras.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XNHAYDocumentos Relacionados
- Narrativas míticas nas obras Série Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique e Orfãos do Eldorado de Milton Hatoum: marcas identitárias amazônicas
- Uma visão sobre a interpretação das canções amazônicas de Waldemar Henrique
- Temas e regiões nas políticas externas de Lula e Fernando Henrique: comparação do discurso dos dois presidentes
- Waldemar Henrique : folclore, texto e musica num unico projeto - a canção
- Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo.