Musica Popular Brasileira Critica E Interpretacao
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. "Nuvem cigana" : a trajetória do Clube de Esquina no campo da MPB / "Gypsy cloud" : Corner Club¿s trajectory in the MPB
O trabalho aborda uma parcela da vasta e heterogênea trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB (Música Popular Brasileira). Esse grupo de músicos, letristas e amigos, inicialmente gestado em Belo Horizonte/MG em meados dos anos 1960, atingiu o ápice fonográfico na primeira metade da década seguinte, conjugando um aguçado caráter experimental e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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2. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011
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3. O criticismo do rock brasileiro no jornalismo de revista especializado em som, música e juventude : da Rolling Stone (1972-1973) à Bizz (1985-2001)
No final do século XVII, surgiram os primeiros periódicos que veiculavam críticas e detalhes dos acontecimentos que envolviam a música e o seu público. Nesse contexto, apareceu a profissão do crítico, conhecido na época como árbitro das artes. Desde então, a crítica musical se faz presente no mundo impresso como um gênero jornalístico que proces
Publicado em: 2011
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4. Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935)
Esta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que
Publicado em: 2010
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5. Who was Calabar ? or how much stories builda treason: interpretations provoked by Chico Buarque s imaging / Quem foi Calabar ? ou Com quanta história se faz uma traição? : interpretações provocadas por imagens teatrais buarqueanas
This paper presents a critical approach to the literary works of Chico Buarque, specifically the corpus composed by the play Calabar o elogio da traição (1975). The objective of this research is to find interpretations by the method of reflection and description of the questions suggested by the play, such as: Brazilian popular imagery, male x female gende
Publicado em: 2009
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6. A MPB entre o nacional, o popular e o universal: Edu Lobo e Caetano Veloso, engajamento político e atualização musical em debate (1965-1968)
This dissertation is making an analyze of the relation established between the proposals of cultural intervention and musical creation of Edu Lobo e Caetano Veloso with the matter of the politician involvement artist and the musical up to date during 1965 and 1968. To leave of this, the project identify that the both artists had defined, by his musical creat
Publicado em: 2008
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7. Quereres de Caetano Veloso : da canção à canção
O Quereres, de Caetano Veloso, é a sétima faixa do disco Velô, de 1984. O objetivo desta dissertação é analisar esta obra utilizando instrumentais teóricos provenientes das áreas de música e de letras, considerando-se “Canção” como um gênero próprio que possui interfaces com a literatura e com a música, ao mesmo tempo em que se revela autô
Publicado em: 2008
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8. Imagens do século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil
Esta tese de doutoramento investiga os modos de interlocução entre a Literatura e a História na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. Parte-se da idéia de constituição e de modificações de imagens na consciência leitora, bem como de suas possíveis reverberações no imaginário coletivo e na cultura, analisando-se cinco obras do escritor gaúch
Publicado em: 2008
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9. RE(DES)ORGANIZANDO O MOVIMENTO: UM OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA DÉCADA DE 70 / RE(DIS)ORGANIZING THE MOVEMENT: AN OUTLOOK ON BRAZILIAN POPULAR MUSIC DURING THE SEVENTIES
Discutir de forma crítica a produção e a recepção da música popular brasileira ao longo dos anos 70 é o objetivo central deste trabalho. De maneira oposta ao que ocorreu com a bossa nova, o tropicalismo e o rock dos anos 80, a reflexão sobre esse período de grande importância da nossa música parece ser dispersa e fragmentada, sem apresentar a cons
Publicado em: 2007
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10. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007
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11. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
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12. Mentiras sinceras: um estudo sobre as letras de Cazuza.
In this thesis we bring Cazuzas lyrics into relationship with Brazilian poetic tradition. Cazuza, born Agenor Miranda Araújo Neto, composed songs that were broadcast by the mass media. By means of a reconstituition of his dialogue with its historical period, namely the Brazilian urban space of the 1980s, we intend to search for a characterization of this po
Publicado em: 2007