Musica Para Piano Analise
Mostrando 25-36 de 102 artigos, teses e dissertações.
-
25. O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro / O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro
Este trabalho tem como objetivo principal descobrir e revelar como Francisco Mignone compôs as 12 Valsas de Esquina e as 12 Valsas-Choro para piano solo, contribuindo para o estudo e a divulgação da música brasileira. Através da análise realizada nesta tese, revelou-se o idiomático de Mignone referente a essas obras. Além disso, investigaram-se os da
Publicado em: 2010
-
26. As canções de Hostílio Soares: álbum para canto e piano - cinco peças em vernáculo
O compositor mineiro Hostílio Soares (1898-1988) compôs cerca de 40 canções ao longo de sua vida, divididas em canções sacras, canções patrióticas, hinos-canções e canções de câmara. Na produção das canções de câmara, merece destaque o Álbum para canto e piano cinco peças em vernáculo, obra premiada em concurso, que é o principal objet
Publicado em: 2010
-
27. A orquestra apresentada para crianças : uma análise de Cds
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa documental. Essa pesquisa teve como objetivo analisar CDs e CDs/Livros que apresentam os instrumentos da orquestra para crianças. A metodologia incluiu as etapas de busca de material, seleção do corpus documental, análise do material selecionado e discussões baseadas em referenciais teóricos. A aná
Publicado em: 2010
-
28. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010
-
29. Educação musical na maturidade : um estudo com adultos médios
A presente monografia trata de um estudo feito com adultos médios que, conforme a classificação de Juan Mosquera são aqueles indivíduos que estão na faixa etária entre 40 e 65 anos. O foco deste trabalho é elucidar as razões, os motivos que levam esses adultos a procurarem uma aprendizagem musical nesta fase de suas vidas. O método que foi utilizad
Publicado em: 2010
-
30. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical / The piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposal
A constante preocupação de como propiciar ao aluno de piano uma visão mais ampla do fazer musical, mais relacionada com a sua época, com o indivíduo, incita a investigação por aquilo que possa expandir essas perspectivas. Nesse sentido, é importante haver pesquisas que promovam, com o intuito de difusão e estudo aprofundado, obras musicais que apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
-
31. Conteúdos programáticos para formação em curso técnico de performance pianística: Conservatório Estadual De Música Cora Pavan Capparelli / Syllabus for training in technical course of piano performance: State Conservatory Of Music Cora Pavan Capparelli
O presente trabalho de pesquisa relaciona-se com o tema dos programas de ensino pianístico. Tem como foco a insatisfação e os conflitos gerados entre professores e alunos no processo de aprendizagem do piano. Sendo assim, esta investigação está direcionada para o estudo da não correspondência entre os conteúdos programáticos exigidos no curso técn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2009
-
32. Marlos Nobre - sonata para piano sobre tema de Bartók Op. 45 : uma abordagem analítica do fenômeno intertextual
Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na lin
Publicado em: 2009
-
33. Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach / Tres valsas para piano de Radames Gnattali : uma abordagem analitico-interpretativa
O presente trabalho tem como objeto de estudo as valsas para piano Carinhosa, Perfumosa e Vaidosa, de Radamés Gnattali, e tem por objetivo o estudo analítico das referidas peças visando ao entendimento dos processos composicionais empregados e sua relação com a interpretação das obras. Para tanto, foi utilizada a técnica de Análise Hipermétrica ela
Publicado em: 2009
-
34. Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri
Neste trabalho, analiso o Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) de Camargo Guarnieri (1907-1993) tendo como pano de fundo uma contextualização sobre o nacionalismo e o neoclassicismo na obra de Guarnieri. Se, por um lado, o nacionalismo oriundo dos movimentos modernistas vinculava-se a uma proposta de "normalização dos caracteres étnicos perman
Publicado em: 2009
-
35. Uma abordagem analítica da Chacona, recitativo e fuga (2005) de Almeida Prado e sua relação com três outras obras
O presente trabalho apresenta uma análise de Chacona, Recitativo e Fuga (2005) para piano de Almeida Prado. Buscou-se encontrar elementos que dão coerência à obra como um todo, analisando a estrutura da obra, seus aspectos melódico, rítmico e harmônico, verificando a existência de padrões ou elementos recorrentes. A Cartilha Rítmica para piano (200
Publicado em: 2009
-
36. Construção de uma interpretação do concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda: relato e uma experiência
Este trabalho consiste em um conjunto de estudos que funcionam como relatos de uma experiência de construção da interpretação do Concertino para Piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda. Foi organizado em três capítulos sendo o primeiro uma moldura histórica tratando sobre o compositor. Do segundo capítulo consta um histórico da peça e um le
Publicado em: 2009