Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri
AUTOR(ES)
Gonçalves, Fernando Rauber
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Neste trabalho, analiso o Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) de Camargo Guarnieri (1907-1993) tendo como pano de fundo uma contextualização sobre o nacionalismo e o neoclassicismo na obra de Guarnieri. Se, por um lado, o nacionalismo oriundo dos movimentos modernistas vinculava-se a uma proposta de "normalização dos caracteres étnicos permanentes da musicalidade brasileira" (Neves, 1981), também visava à inserção do país em um contexto mundial (Travassos, 1999), proposta refletida na adoção de uma estética musical neoclássica. Em minha análise, identifico no Segundo Concerto reflexos do ideário formado em torno desse nacionalismo e vinculações estéticas com as tendências da música produzida internacionalmente.
ASSUNTO(S)
concertos : piano : orquestra musical analysis guarnieri, camargo, 1907-1993 analise musical neoclassicism neoclassicismo : musica nationalism camargo guarnieri nacionalismo : musica concerto
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/16081Documentos Relacionados
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