Musica Para Flauta
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas mui
Per musi. Publicado em: 2015-06
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2. As técnicas expandidas, figuras e configurações sonoras em Lopera per flauto de Salvatore Sciarrino
A presente pesquisa teve como objetivo descrever como as técnicas expandidas estão relacionadas com as configurações sonoras e as figuras descritas por Salvatore Sciarrino e utilizadas em suas peças para flauta solo, publicadas no caderno LOpera per Flauto. Tais técnicas e figuras são fundamentais para a compreensão de suas obras. Em nossa leitura an
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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3. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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4. Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano: análise e performance
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete so
Per musi. Publicado em: 2012-12
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5. A formação flautística no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier: um estudo histórico.
Este trabalho tem como foco de pesquisa a formação flautística no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei. Através de documentos da escola, foi feito um levantamento no qual se estabeleceu a cronologia dos professores de flauta desde 1953, ano inicial das atividades do conservatório. Mediante biografias dos pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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6. Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta.
This work investigated the flute vibrato, to determine which analytical tools that represent it in a more comprehensive way. Our aim is to use these tools to improve flute instrumental technic. After considering previously published works on this topic, it has been decided to focus this investigation on the following vibrato acoustical parameters: extent, ra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
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7. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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8. A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas
Nos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas cientí
Publicado em: 2010
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9. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
Este trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2009
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10. Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversal
Esta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse in
Publicado em: 2009
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11. Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain / Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain
Esta dissertação consiste na tradução comentada do tratado LArt de Preluder de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763), publicado em Paris em 1719. Este trabalho teve como objetivo ampliar a literatura em língua portuguesa para a flauta doce, tornando-o acessível aos estudantes de música e principalmente aos instrumentistas de sopro que se p
Publicado em: 2009
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12. Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio pa
Publicado em: 2009