A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
AUTOR(ES)
Brenda Marques Pena
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.
ASSUNTO(S)
eletroacustica teses. sistemas de hipermídia. performance (arte) teses. poesia sonora teses. comunicação oral teses. oralidade. poesia séc. xx história e crítica.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTFDocumentos Relacionados
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