Musica E Cultura
Mostrando 1-12 de 397 artigos, teses e dissertações.
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1. O BRASIL EM CANÇÕES
RESUMO Pensar o Brasil através de um percurso pela música brasileira é a proposta do presente texto. A herança da Semana de Arte Moderna de 1922 questiona não apenas sobre o modernismo, mas também como se pode pensar o Brasil e sua cultura específica. Através de métodos de leitura e análise utilizados nos estudos que relacionam teologia e literatur
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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2. VIVIR Y MORIR CANTANDO: LA MÚSICA EN EL PENTECOSTALISMO CHILENO
RESUMEN El objetivo de este artículo es describir e interpretar el rol de la música en el pentecostalismo chileno, para destacar su relevancia en el fundacionalismo, su imaginario literario y su importancia y significados en los espacios y tiempos mortuorios, velatorios y postmortuorios. Nuestro abordaje, nos permite poner atención en la percepción de la
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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3. Nossa Senhora do Pantanal: da oração à canção
Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar como a história de Nossa Senhora do Pantanal fez-se ecoar da localidade pantaneira para a música da cantora e compositora Alzira E. Como fundamentos teóricos, calcamo-nos nas pesquisas de Béra e Lamy (2015), Bernardi e Castilho (2016), Couto (2009), Dal Farra (2014), Espíndola (2017), Lotman (1998; 20
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2022
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4. Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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5. Entre a negrofilia e a negrofobia: caricaturas dos anos 1920 em perspectiva transnacional
RESUMO Esse artigo examina caricaturas publicadas nos anos 1920 em revistas ilustradas de países integrantes de um circuito interatlântico de performances afro-diaspóricas. Contemplamos representações que versavam sobre personagens negros, protagonistas de expressões de música e dança de matriz africana que ganhavam popularidade junto a esferas eliti
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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6. Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira
Resumo O trabalho tem como objetivo investigar as apropriações de diferentes gêneros musicais por militantes da direita radical brasileira. Para isso, analisamos vídeos de convocação para as manifestações populares de 15 de março de 2020. Propomos dois conjuntos de discussões: 1) o papel dos gêneros musicais enquanto construções sociais cujas re
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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7. “Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil
Resumo. A imigração de senegaleses para o Brasil é parte de um fluxo migratório mais amplo de nacionais de países africanos que se viram atraídos pelas oportunidades de acolhimento que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo, oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no sul do Brasil, realizada entr
REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.. Publicado em: 2021-08
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8. Do ato da criação ao ato revolucionário: o caso Schoenberg
A recepção das obras de Arnold Schoenberg em Viena, antes da Primeira Guerra Mundial, foi impressionante. Os escândalos se sucedem e a música atonal do compositor de vanguarda vem perturbar a sensibilidade moral, estética e política de seu tempo e sua cultura. Ao transgredir as leis da música tonal, Schoenberg transgride a lei no sentido político do
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2021-06
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9. “…nas imortais formas da beleza”: Frédéric Chopin visto pelos olhos do pai da semiologia neurológica brasileira
RESUMO Aloysio de Castro (1881-1959) é hoje lembrado como um dos maiores médicos do Brasil, bem como o pai da semiologia neurológica brasileira. Entretanto, seus interesses iam muito além dos domínios da Medicina, e ele se tornou um dos mais ilustres intelectuais de sua era. Em 1927, Castro deu uma palestra na Sociedade de Cultura Artística de São Pau
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
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10. Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop
Resumo Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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11. A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor
Resumo Canções pop e de gêneros adjacentes dos anos 1950 e 1960 são um recurso que o diretor americano David Lynch passou a usar em seus filmes a partir de “Veludo azul” (Blue velvet, 1986) e chegou, de forma esporádica, à temporada de 2017 da série televisiva “Twin Peaks”. O objetivo deste artigo é avaliar se e o quanto tal prática reiterou
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
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12. SAMBA GOSPEL: Sobre pentecostalismo, cultura, política e práticas de mediação nas periferias urbanas do Rio de Janeiro
RESUMO Partindo de uma reflexão sobre a articulação entre religião, política e cultura, este artigo propõe uma análise da relação entre o pentecostalismo e as periferias urbanas do Rio de Janeiro por meio da trajetória de um sambista gospel. O artigo apoia-se na centralidade da relação entre as periferias urbanas e a música gospel para se pensar
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2020-04