A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor
AUTOR(ES)
Souza, Fabiano Pereira de; Ferraraz, Rogério
FONTE
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-05
RESUMO
Resumo Canções pop e de gêneros adjacentes dos anos 1950 e 1960 são um recurso que o diretor americano David Lynch passou a usar em seus filmes a partir de “Veludo azul” (Blue velvet, 1986) e chegou, de forma esporádica, à temporada de 2017 da série televisiva “Twin Peaks”. O objetivo deste artigo é avaliar se e o quanto tal prática reiterou nesses longas-metragens o contraste com as imagens alcançado no sound design de Alan Splet na filmografia de Lynch por meio dos efeitos sonoros, considerando-se ainda conexões desse uso com teorias do contemporâneo e da cultura pop. Para isso, são analisados os filmes “Veludo azul”, “Coração selvagem” (Wild at heart, 1990), “A estrada perdida” (Lost highway, 1997), “Cidade dos sonhos” (Mulholland Dr., 2001) e “Império dos sonhos” (Inland empire, 2006). Conclui-se que efeitos de sincronia e diacronia operam em simultaneidade, ressignificando e presentificando o passado dessas canções pop.
Documentos Relacionados
- Do Surrealismo em David Lynch
- Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo
- Genes de reparo de DNA na síndrome de Lynch: uma revisão
- O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico
- Acionamentos geopolíticos num show de música pop em Cuba