Do ato da criação ao ato revolucionário: o caso Schoenberg
AUTOR(ES)
Guillen, Anne-Sophie
FONTE
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2021-06
RESUMO
A recepção das obras de Arnold Schoenberg em Viena, antes da Primeira Guerra Mundial, foi impressionante. Os escândalos se sucedem e a música atonal do compositor de vanguarda vem perturbar a sensibilidade moral, estética e política de seu tempo e sua cultura. Ao transgredir as leis da música tonal, Schoenberg transgride a lei no sentido político do termo. Por causa de uma necessidade interna que o leva a náo se contentar com o conhecimento estabelecido, Schoenberg foi capaz de marcar a história de seu estilo e subverter o poder.
Documentos Relacionados
- 7 - Trabalho e sujeito revolucionário: a classe operária
- Suicídio revolucionário: a luta armada e a herança da quimérica revolução em etapas
- O mistério da criação iluminado pelo compositor Arnold Schoenberg (1874-1951)
- O estatuto renovado da passagem ao ato
- O caso Marylin Monroe: evidências da forclusão do sujeito e de seu ato