Musica Digital
Mostrando 1-12 de 67 artigos, teses e dissertações.
-
1. Digitalização e cadeia global de valor da música: uma abordagem evolucionária para emergência dos agregadores no mercado brasileiro
Resumo O artigo analisa os impactos da digitalização sobre a cadeia global de valor da música, com foco no mercado brasileiro. Nesse sentido, observa-se a crise das gravadoras majors e a emergência dos agregadores digitais nessa cadeia de valor. Com o objetivo principal analisar os impactos da digitalização sobre a estrutura de governança do setor da
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
-
2. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas
Resumo O presente artigo discute o termo “performance” nos estudos de Comunicação e mídia a partir de um resgate crítico-teórico do mesmo. Partimos de uma reconstituição conceitual do termo em suas vertentes das Ciências Humanas e Sociais francesa e anglo-saxã para apresentarmos seus desdobramentos no campo comunicacional brasileiro, sobretudo n
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2018-01
-
3. ENTRE O PASSADO E O FUTURO DAS COLEÇÕES E ACERVOS DE MÚSICA NO BRASIL
A cultura digital que se instaurou no século XXI trouxe novos parâmetros para a criação, difusão e preservação da música no Brasil e no mundo. Investigar as narrativas que se criam neste ambiente contemporâneo, em suas construções da memória e da história, exige do historiador da cultura uma nova postura conceitual metodológica, institucional e
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 25/09/2015
-
4.
Synthetica: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativoResumo: A partir do álbum-aplicativo Synthetica, lançado em 2013 pela banda canadense Metric, este artigo se propõe a investigar a relação entre cultura material e música na cibercultura. Em um primeiro momento, traz algumas reflexões e perspectivas sobre os conflitos entre materialidade e cultura digital. Em seguida, discute o álbum
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
-
5. O Mercado de Música Digital: um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro
RESUMO A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na red
Rev. bras. gest. neg.. Publicado em: 2014-12
-
6. A dobra schumanniana: transitividade e intermeios.
RESUMO a dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado,
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
7. RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada / RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music
Este trabalho realiza um estudo de recepção da música desmaterializada, com base nos Estudos Culturais, nos ambientes da cultura digital e da modernidade tardia. Entende como música desmaterializada a música que migra dos suportes físicos (LP, CD, K7, DVD) para o ambiente virtual. Aplica um questionário a 76 ouvintes para compreender como lidam com ta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2012
-
8. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
-
9. Eu gosto de escutar música todo dia [] Todo jovem gosta Escutar música já faz parte da minha vida: Jovens, escuta diária de música e aprendizagem musical
The purpose of this study was to identify what young students learn of music to experience it through the everyday experience of listening to music using digital technologies. It was developed in the field of music education in its social and cultural approach. Taking for granted that music is learned in daily activities, and that young people listen to musi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
-
10. As bibliotecas digitais musicais no novo ecossistema da informação e comunicação
A evolução da Web vem gerando um novo ecossistema da informação, com a consequente inadequação dos atuais serviços de catalogação e busca de informação, disponibilizados pelas Bibliotecas Digitais Musicais (BDM). Estudos recentes sobre as necessidades de informação musical identificaram que, para realizar as tarefas de encontrar, identificar, se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
-
11. Criação e performance musical no contexto dos instrumentos musicais digitais / Music creation and performance in the context of digital musical instruments
This work presents a study about the computer as an instrument for musical performance. Based on this study we developed processes of music creation using the algorithmic representation and the computer code. The two main technical resources we applied in our works were: a sound synthesis method based on the generation of waveforms by non-linear equations; a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/01/2012
-
12. O processo de celebrificação na internet : o caso de Stefhany do CrossFox
Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o processo de celebrificação ¿ isto é, a transformação de uma pessoa em celebridade ¿ na internet. Para investigar este fenômeno, optou-se pelo estudo do caso da cantora de forró Stefhany do CrossFox, cujo clipe amador da música ¿Eu Sou Stefhany¿, disponibilizado no YouTube, foi reproduzido e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012