Musica De Camara
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13. Oito novas obras para orquestra de cordas: aspectos analíticos e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco
O objetivo principal do presente trabalho é o estudo de oito obras para orquestra de cordas escritas por diversos compositores para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco entre os anos de 2005 e 2007, enfocando as condições de seu surgimento e o processo de interpretação desenvolvido sob minha orientação. Para a compreensão de minha atuação enquanto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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14. A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado / A edição crítica e revisada dos noturnos para piano de Almeida Prado
In order to contribute to a still scarce bibliography of works that involve the edition of scores, this paper presents a critical and revised music edition of the last nine nocturnes for piano composer Almeida Prado, from its original manuscripts. An edited score facilitates the reading of the performer and contributes to the dissemination of those works. Th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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15. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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16. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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17. Três canções sobre o poema Retrato de Cecília Meireles: um estudo retórico-musical / Three songs on the poem Portrait of Cecilia Meireles: a rhetorical-musical study
Este trabalho desenvolve uma análise pelo ângulo da relação texto-música, objetivando subsidiar a performance de três canções para voz e piano escritas sobre o poema Retrato da poetisa brasileira Cecília Meireles, pelos compositores Antonio Ribeiro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda. Para tanto, abrange o campo da análise musical e poética, o estu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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18. Alguns compassos. Câmara Cascudo e a música (1920/1960) / A few bars: Câmara Cascudo (1920/1960).
Luís da Câmara Cascudo publicou uma vasta obra centrada no homem brasileiro visto pela ótica da etnografia, do folclore e da história. Muito se tem escrito e estudado sobre seu legado. Embora não tenha escrito nenhum livro tratando especificamente sobre música, verifica-se em seus escritos uma grande preocupação pelo assunto e constantes menções, e
Publicado em: 2011
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19. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
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20. O pianista camerista, correpetidor e colaborador: as habilidades nos diversos campos de atuação / The chamber music pianist, and collaborator correpetidor: skills in various fields of activity
Este estudo apresenta uma discussão e investigação sobre os campos de atuação e habilidades desenvolvidas por pianistas profissionais de conjunto, avaliando suas funções e aquisição de conhecimento específico da área. Também propõe definições para utilização dos termos colaborador, correpetidor e camerista. O primeiro capítulo trata da atua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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21. As canções de Hostílio Soares: álbum para canto e piano - cinco peças em vernáculo
O compositor mineiro Hostílio Soares (1898-1988) compôs cerca de 40 canções ao longo de sua vida, divididas em canções sacras, canções patrióticas, hinos-canções e canções de câmara. Na produção das canções de câmara, merece destaque o Álbum para canto e piano cinco peças em vernáculo, obra premiada em concurso, que é o principal objet
Publicado em: 2010
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22. Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos guias de execução musical
The present research, is a semi-experimental participant observation, presenting the processes of study in the Sonatas n1 and n4 I movement for Violin and Piano of Claudio Santoro, based on Performance Cues suggested on the research made by Dr. Roger Chaffin. It was necessary to identify and evaluate the strategies used in the violin and piano duo made by th
Publicado em: 2010
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23. The chamber music pianist, and collaborator correpetidor: skills in various fields of activity / O pianista camerista, correpetidor e colaborador: as habilidades nos diversos campos de atuação
Este estudo apresenta uma discussão e investigação sobre os campos de atuação e habilidades desenvolvidas por pianistas profissionais de conjunto, avaliando suas funções e aquisição de conhecimento específico da área. Também propõe definições para utilização dos termos colaborador, correpetidor e camerista. O primeiro capítulo trata da atua
Publicado em: 2010
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24. O modernismo no estilo musical tardio de Gabriel Fauré: aspectos estilísticos e formais do Primeiro Movimento do Deuxième Quintette pour Piano et Cordes Op.115
Análise dos aspectos estilísticos da última fase composicional de Gabriel Fauré, focando sobre aspectos harmônicos, contrapontísticos, rítmicos e formais encontrados no Primeiro Movimento do Deuxième Quintette pour Piano et Cordes Op.115.
Per musi. Publicado em: 2010